Dispositivo converte ar poluído em fonte de energia limpa

Estamos cada vez mais preocupados com a qualidade do ar que respiramos. Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (WHO) divulgou que 92% da população mundial vive em locais onde os níveis de qualidade do ar não são adequados, de acordo com os limites estabelecidos pela instituição. Pensando em uma forma de juntar o útil ao necessário, alguns pesquisadores belgas desenvolveram um dispositivo que purifica o ar e gera uma fonte de energia limpa.

A engenhoca consiste em um dispositivo que converte o ar poluído em gás hidrogênio. No início, a ideia era usada para extrair hidrogênio da água, mas os cientistas descobriram que também funciona para o ar poluído.

O funcionamento é devido a uma membrana de nanomateriais que fica localizada entre duas câmaras (uma que limpa o ar e outra gera o gás hidrogênio) e catalisa os poluentes. O funcionamento é semelhante ao de painéis solares, porém, não gera eletricidade diretamente, mas gás hidrogênio. O gás pode ser armazenado e usado.

O artigo com a pesquisa foi publicado na revista ChemSusChem. Até o momento, os pesquisadores trabalham apenas em pequena escala, mas a ideia é expandir o processo para escala industrial. Além disso, eles pretendem melhorar a eficiência do processo.

Fonte: http://blogdaengenharia.com/

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.