Diretores ressaltam a importância do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua

A diretora administrativa Giucelia Figueiredo e o presidente da Mútua Paulo Guimarães destacaram os avanços que a criação do Programa proporcionará

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 05, enfatiza a necessidade do fomento da igualdade de gênero e do empoderamento feminino, algo que o Sistema Confea/Crea e Mútua sempre incentivou e, agora, com a criação do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua será intensificado no âmbito da Engenharia, da Agronomia e das Geociências brasileiras.

Sugestões de todo o país foram levadas em consideração para a formatação do programa, com debates junto às entidades de classe, ao setor empresarial, a parlamentares e à sociedade civil. A chancela aprovando a iniciativa veio na última sexta-feira (30), pelo Plenário do Confea, o que representa a entrada de ações específicas na agenda oficial do Sistema.

Giucelia Figueiredo, diretora administrativa da Mútua, destaca que esse passo pode ser um marco na perspectiva do debate da temática de gênero, relacionado com o mundo real da mulher engenheira. “Isso só será possível através da participação efetiva dos nossos Conselhos Regionais, entidades de classes, das Regionais da Mutua, ou seja, com a participação de todo o Sistema. Precisamos organizar, mobilizar e motivar a participação das mulheres engenheiras nos espaços de representação”, afirma.

Ainda para a diretora da Mútua, temas como como discriminação no mercado de trabalho, políticas públicas, violência, feminicídio, entre outros, devem ser mais debatidos. “Faz -se necessário e urgente rompermos o silêncio sobre temas que afligem o cotidiano da mulher engenheira, a adesão do confea ao ODS, impõe esse debate, sem isso não teremos a tão sonhada sustentabilidade, e contribuirmos na construção de uma sociedade justa e solidária, onde homens e mulheres tenham direitos e oportunidades iguais”, lembrou ela.

Para o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, o Programa ampliará a presença da mulher no Sistema Confea/Crea e Mútua. “As mulheres contribuem de forma única e significativa para um Sistema e um Brasil melhores. Com o Programa Mulher do Sistema, espero que cada vez mais a mulher ocupe seu espaço de destaque e seu espaço nas decisões e ações importante do nosso país”, sublinha.

O mapeamento da atuação de mulheres em todo o Sistema Confea/Crea e Mútua, reflexões sobre a gestão do tempo da mulher e a instituição do Dia da Mulher na Engenharia são algumas das ações previstas no Programa.

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Confea)

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.