Diretores da Mútua visitam IPT/SP e tratam de parcerias

Representantes da Mútua e do IPT reuniram-se para tratar de parcerias: Gabriel Borelli, Delduque Martins, Jorge Silveira, Julio Fialkoski, Mário Boccalini, Ely Bernardi, Paulo Guimarães e Gilder Nader

Melhorias constantes para os associados norteiam as parcerias firmadas pela Mútua. Nesse sentido, nessa segunda-feira (30), os diretores da Caixa de Assistência, eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (presidente), eng. civil Jorge Roberto Silveira (Benefícios) e Júlio Fialkoski (administrativo) estiveram na sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, para discutir possibilidades de trabalho conjunto entre as duas instituições, visando estabelecer mais uma parceria com foco nos mutualistas e profissionais do Sistema. O assessor da Mútua, eng. sanit. Delduque Oliveira Martins, também esteve presente à reunião que foi realizada na sede do Instituto, na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, na capital paulista.

Os diretores da Mútua foram recebidos pelo diretor do IPT, eng. Mário Boccalini Júnior, pelo eng. Gilder Nader, responsável pelo laboratório de Aerodinâmica Industrial e Engenharia do Vento do IPT, e pelos pesquisadores do Instituto, eng. Gabriel Borelli Martins e eng. Ely Bernardi.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, o IPT tem 117 anos e, hoje, é um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil. São 12 Centros Tecnológicos nas áreas de energia, transportes, petróleo e gás, meio ambiente, construção civil, cidades, saúde e segurança.

Diretores Executivos da Mútua conheceram um pouco do trabalho desenvolvido no Instituto

Na visita dessa segunda-feira, a equipe da Mútua conheceu as instalações do Instituto e discutiu potenciais formas de convênios e parcerias, com o objetivo de atender os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. Diversas possibilidades foram aventadas, como o apoio do IPT ao programa de Bolsa de Estudos da Caixa de Assistência, com a utilização da infraestrutura do Instituto para oferta de pós-graduações e de iniciação científica para alunos da graduação. Também foi debatida a oferta de vagas de estágio para alunos da área tecnológica, de forma a contribuir com a capacitação e a formação tecnológica e de inovação para os futuros profissionais.

Em outra linha, o futuro termo de cooperação técnica entre a Mútua e o IPT possibilitará, ainda, a disseminação para todo o Sistema de ensaios e testes promovidos pelos Centros Tecnológicos do Instituto de São Paulo de forma mais ampla e acessível aos profissionais. A disponibilização dos espaços de eventos do IPT para realização de cursos, seminários e congressos e profissionais do Instituto para proferir palestras mediante demanda da Mútua, também estiveram entre as tratativas do encontro.

Uma agenda de trabalho entre a Diretoria da Mútua e a Diretoria do IPT foi formulada, com início já em fevereiro, de forma a corroborar que a parceria seja efetiva ainda no primeiro semestre deste ano.

Os dirigentes da Mútua conheceram em detalhes o Centro de Metrologia Mecânica, Elétrica e de Fluídos do IPT, principalmente modelos de ensaios de estruturas no Túnel de Vento, que se destina a analisar o desempenho aerodinâmico de construções em escala reduzida, utilizando maquetes. Os ensaios promovidos nesse Túnel permitem determinar os efeitos da carga de vento sobre estruturas de edifícios, pontes, estádios, plataformas de petróleo e outras estruturas especiais, fornecendo ao projetista dados que aumentam a confiabilidade do cálculo estrutural. Também é possível determinar a influência das edificações próximas e da topografia do entorno da construção, analisar a ventilação dos ambientes internos e avaliar a qualidade do ar interior em relação à dispersão de poluentes e contaminantes. A estrutura do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, passou por ensaios no Túnel de Vento do IPT.

Tunel de Vento do IPT e maquete do Museu do Amanhã

Fonte: Gecom/Mútua

Fotos: Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.