Crea-SE lança guia com regras para obras em condomínios

Para orientar síndicos e moradores, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) vai lançar no dia 28, às 19h, o Manual do Condomínio, um guia com as principais regras para manutenção e reformas em condomínios. A publicação pretende conscientizar sobre a importância de haver uma supervisão técnica responsável pelas obras, já que grande parte dos acidentes ocorre quando não existe esse suporte.

De acordo com o Conselho, desde abril de 2014 está em vigor a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece novas regras para reformar casas e apartamentos. O objetivo principal, claro, é impedir obras clandestinas que coloquem a vida em risco. Mas aqui em Sergipe, são raros os síndicos que cumprem e conhecem a legislação, uma situação que preocupa o Crea, principalmente pelo fato de muitos prédios serem antigos.

O engenheiro Tadeu Maciel, presidente em exercício do Crea, ressaltou ser de extrema importância a conscientização de proprietários e síndicos quanto à responsabilidade de cada um sobre obras nas edificações. “Todas as reformas, inclusive as realizadas nos apartamentos, precisam de um projeto assinado por profissional habilitado. O projeto deve conter informações como prazo, detalhamento da obra, informações sobre quantidade, entrada e saída de materiais, além de um planejamento com horários de trabalho e nomes dos profissionais que vão circular pelo edifício. Tudo deve ser submetido ao síndico que pode aprovar, ou não, a obra, com base em parecer profissional”, explica.

Ele ressalta, ainda que o síndico de um condomínio residencial é o responsável legal pelo zelo, manutenção e segurança de todo o conjunto de edificações que compõem o condomínio, mas que são poucos àqueles que estão atentos as exigências previstas na norma técnica ABNT-NBR, até mesmo por não saberem exatamente o que é uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e por que deve exigi-la.

“É nosso dever esclarecer alguns pontos para que síndicos e condôminos possam cumprir a norma técnica e o que adotar como boa prática, para conduzir uma obra de reforma segura e responsável para todos. É preciso entender que existe uma lei e que tem que ser respeitada”, reforça o engenheiro.

Lançamento 

O lançamento do Manual do Condomínio ocorrerá no dia 28 de novembro, às 19h, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE). A palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe, o engenheiro civil, Emerson Meireles de Carvalho.

O público-alvo são os síndicos, administradores de imóveis, condôminos, corretores e profissionais da área. Para ter acesso ao evento é necessário se inscrever pelo site do Crea. A entrada são 2kg de alimentos não perecíveis entregues no dia do evento.

 

Fonte: Jornal da Cidade

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.