Confea reinaugura Galeria de Presidentes

Marcelo Morais (primeiro a partir da direita) acompanhou a solenidade de descerramento da Galeria de Presidentes do Conselho Federal

Fruto de um grande esforço para a revitalização do Centro de Memória do Sistema Confea/Crea e Mútua, a Galeria de Presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira (28), durante a sessão plenária 1443 do Confea.

Com a participação dos conselheiros e do diretor de Tecnologia da Mútua, Marcelo Morais, Daniel Salati, presidente em exercício do Conselho, ao lado de Wilson Lang, um dos ex-14 presidentes que desde 1934 comandaram a autarquia, a galeria foi considerada uma referência à memória do Sistema. Dela, constarão inclusive os presidentes eleitos em mandatos recentes, motivo por que já consta o presidente licenciado José Tadeu da Silva.

Ao agradecer o empenho dos que ajudaram a montar a galeria, Salati passou a palavra a Lang que, por sua vez, disse que “a referência ao passado fortalece o presente e permite projetar o futuro, dando um sentido de continuidade”.

Lang havia sido o idealizador da galeria, em 2003. Desde então, ela ocupava o hall de entrada ao antigo plenário, no bloco B do Confea. Segundo a responsável pela organização do Centro de Memória, Socorro Ferro, ao trazê-lo para o novo plenário, após sua reforma, “complementa tudo o que estamos fazendo em prol da memória do Sistema, a exemplo do que constamos em outros conselhos, ministérios, tribunais ou Congresso Nacional, por exemplo”.

Lang e Salati conduziram a solenidade

Socorro, que preserva essa memória ao lado da bibliotecária Sônia Spínola, convida os Regionais a “promover um pouco mais a história de cada Crea no Confea”. Atualmente, o Confea preserva os regimentos internos e a descrição de todas as composições dos regionais, além de placas, comendas e premiações recebidas pelo órgão e ainda suas publicações para o público externo.

Veja aqui a relação dos ex-presidentes do Confea
 

Fonte: Confea

Fotos: Gecom/Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.