Notícias

CEP-GO: debate de propostas, eleição de delegados para o CNP e palestra marcam o evento

O diretor de Benefícios da Mútua, Jorge Silveira, participou do Congresso

Jorge Silveira

Foi realizado nesta quarta-feira (26), em Goiânia (GO), o 10º Congresso Estadual de Profissionais para a apresentação e a aprovação das propostas que foram previamente analisadas nos Encontros Regionais de Profissionais e, também, para a eleição dos delegados estaduais que participarão do 10º Congresso Nacional de Profissionais, que ocorrerá na sequência da 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), em Palmas (TO), no mês de setembro.

Apoiadora do evento, a Mútua prestigiou o CEP-GO com a presença do diretor executivo Jorge Silveira (Benefícios) e do diretor regional da Mútua-GO, Luiz Soares de Queiroz (financeiro). Jorge Silveira destacou em sua fala a importância do momento, pois o CEP é a oportunidade que os profissionais têm para contribuir com o crescimento do Sistema Confea/Crea e Mútua. O diretor ainda reforçou a parceria da Mútua com os Creas, no sentido da promoção de ações de valorização profissional, de qualificação e de aperfeiçoamento da fiscalização.

Painel Mútua: Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional

Darc Costa

O CEP-GO ainda contou com o “Painel Mútua”, que teve como convidado o engenheiro e ex vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Darc Costa. O palestrante falou sobre “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional”, abordando questões como dívida pública, distribuição de renda, integração territorial, industrialização, desafios do país, entre outras.

A temática analisada por Darc Costa, inclusive, é o mote central dos CEPs e do CNP deste ano, cujos eixos de debate foram divididos em: Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e Agronomia; Recursos Naturais – O papel da Engenharia e Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade; Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia; Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras; e Atuação das Empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Painel analítico das propostas

No mês de maio, o Crea-GO promoveu seis Encontros Regionais de Profissionais, nas cidades de Rio Verde (9/5), Catalão (14/5), Luziânia (21/5), Ceres (23/05), Goiânia (28/5) e Itumbiara (30/5), onde foram recolhidas as propostas dos profissionais. Estas, por sua vez, foram alvo das deliberações do 10º CEP no dia de ontem, seguindo para a próxima etapa apenas aquelas que foram aprovadas. Após a realização dos 26 CEPs e do Congresso Distrital de Profissionais (DF), as propostas dos 27 congressos vão para a Etapa de Sistematização Nacional das propostas – junção das propostas de igual teor – e, depois, seguem para deliberação dos delegados no 10º CNP, de 19 a 21 de setembro, em Palmas (TO). Com isso é fechado o ciclo dos Congressos de Profissionais e as propostas finais são incluídas nas ações do Sistema Confea/Crea e Mútua.

 
Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Crea-GO)
Fotos: Crea-GO