Câmara de Vereadores de Maceió realiza sessão em comemoração aos 50 anos do Crea-AL

Iniciativa do parlamentar Silvio Camelo (PV) contou com a presença de lideranças da Engenharia alagoana e nacional, como Cláudio Calheiros (terceiro a partir da direita), diretor executivo da Mútua

Em comemoração aos 50 anos de história do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), a Câmara de Vereadores de Maceió promoveu, na manhã da última segunda-feira, 19, no prédio da Associação Comercial, no bairro de Jaraguá, Sessão Solene com representantes da Engenharia alagoana e nacional. De iniciativa do vereador Silvio Camelo (PV), o evento contou com profissionais da área defendendo a Engenharia como fundamental para o desenvolvimento do país.

O vereador destacou o papel da entidade. “O Crea é muito importante para Alagoas e, neste momento em que completa 50 anos, não poderíamos deixar passar despercebido. É uma entidade na qual a sociedade civil organizada sempre encontrou amparo para grandes lutas, que tem uma larga folha de serviços prestados ao Estado”, afirmou, ao dizer que a Câmara está atenta, participando junto ao Crea, e cobrando uma investigação sobre a situação da região do Pinheiro, onde rachaduras ameaçam diversos imóveis.

O presidente do Crea-AL, o engenheiro Fernando Dacal, agradeceu ao vereador Silvio Camelo pelo prestígio de sempre a entidade, ressaltando ainda a importância da sessão solene num momento onde a engenharia precisa ser mais valorizada.

“Esta, que comemora o jubileu de ouro do Crea, é de grande importância para nossa história. Hoje encontramos pessoas leigas assumindo cargos públicos e engenheiros recebendo valores abaixo do piso ideal. Estamos lutando para a valorização ideal de nossos profissionais. É um alerta para as autoridades resolverem este problema de justiça e dignidade. Mas neste momento sinto-me honrado em dar continuidade a trabalhos realizados pelo saudoso Manuel Ferri, Luis Abílio, Luiz Gonzaga, como também Vinícius Maia Nobre, Olavo Calheiros e outros presidentes que deixaram sua marca durante estes 50 anos de história”, destacou.

Representando o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, o diretor executivo da Instituição, eng. agro. e Seg. Trab. Cláudio Calheiros, que é natural de Alagoas, afirmou que este é um momento de reflexão, principalmente sobre o papel social que o Crea vem desenvolvendo durante décadas. “Ainda acrescendo, vereador Silvio, que iremos precisar muito do senhor na luta pela categoria”, disse. Calheiros ainda tem marcado em seu currículo de liderança do Sistema Confea/Crea e Mútua e representante da Engenharia alagoana, três mandatos como conselheiro regional do Crea-AL, um como conselheiro federal do Confea e, ainda, foi presidente  e diretor de Benefícios da Mútua.

Aloísio Ferreira, diretor administrativo da Mútua-AL, presidente do Clube de Engenharia de Alagoas e ex-presidente do Conselho, também enalteceu o papel do Crea como entidade que “visa essencialmente a defesa da sociedade” e falou sobre a “necessidade de se manter a luta pelo reconhecimento e a valorização dos profissionais. Isso é por demais importante, levar de canto a canto que a engenharia brasileira está precisando se afirmar no contexto”, disse, lembrando de acidentes como o que ocorreu no viaduto da Marginal Pinheiro, em São Paulo, cuja pista afundou quase dois metros.

Vitor Vasconcelos, conselheiro do Crea-AL, destacou a importância da fiscalização e atuação para o fortalecimento da categoria. Gerson Salomão, ex-presidente da Algás, falou sobre o aspecto social, profissional e pessoal e lembrou que o momento é de reencontro com a história da Engenharia.

 

Fonte: Crea-AL (com inserções)

Fotos: Crea-AL

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.