Boas práticas e ações pelo fortalecimento da Engenharia Ambiental marcam o 31 de janeiro no Pará

Na data é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental

Ana Maria de Faria, diretora geral da Mútua-PA, falou aos participantes sobre as atividades da Caixa de Assistência

A programação da área tecnológica paraense nos dias 30 e 31 de janeiro foram voltadas às comemorações do Dia do Engenheiro Ambiental (31/01), com medidas efetivas em defesa da categoria, pela ampliação do conhecimento técnico, de difusão de boas práticas em favor do meio ambiente e da interação saudável do homem com a natureza e com os recursos naturais, objetivando a harmonia no convívio.

Ocorridos no auditório do Crea-PA, os eventos foram promovidos pela Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Estado do Pará (Apea-PA) com o apoio de instituições ligadas ao setor, como a Mútua. No dia 30, a programação teve início com palestra sobre atitudes sustentáveis e a implantação do projeto “adote sua caneca”, incentivando a diminuição do uso de copos descartáveis, extensiva às boas práticas de reciclagem do papel em desuso ou para descarte.

Ana Maria, diretora da Mútua-PA e Carlos Milhomem, presidente do Crea-PA

Contribuições com o compartilhamento das práticas já implantadas em sua Sede foram dadas pela Mútua do Pará. Desde 2015 cooperativas de reciclagem recebem da Mútua todo material possível de reaproveitamento e a Caixa de Assistência também vem difundindo a política de logística reversa, que é a ação de dar um destino correto ao material em desuso pela própria empresa que o produziu ou comercializou.

Fortalecimento da categoria
No dia 31 de janeiro, os Engenheiros Ambientais foram lembrados com atividades de organização da categoria e de qualificação profissional. Uma mesa redonda discutiu o tema “O licenciamento ambiental no Estado do Pará e o papel do Engenheiro Ambiental” e uma palestra abordou “O Mercado de Trabalho para a Engenharia Ambiental e o Sistema Confea/Crea e Mútua”. O Crea e a Mútua-PA aproveitaram o espaço para também falar sobre as suas atividades dentro do sistema Confea/Crea e Mútua.

Com uma Assembleia Extraordinária da Apea-PA e a eleição da nova Diretoria da entidade o evento alusivo ao Dia do Engenheiro Ambiental foi encerrado. Esses trâmites objetivam, em um futuro próximo, que a categoria venha a ter seu assento no Plenário do Crea-PA, contribuindo, assim, para o fortalecimento e a divulgação dessa profissão tão importante para a melhor interação homem com o meio ambiente.

Profissionais participaram do evento alusivo ao Dia do Engenheiro Ambiental

 

Fonte: Gecom/Mútua (com informações da Mútua-PA)

Fotos: Mútua-PA

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.