Ao infinito e além: engenheiro relata experiência de trabalhar na Nasa

Gabe Gabrielle conta alguns dos “momentos mágicos” que viveu enquanto trabalhava para a agência espacial norte-americana

Foi com muita alegria que recebi o convite para participar da Campus Party Brasília! A Campus incentiva jovens a se desenvolverem em áreas como programação e produção de games e isso vai totalmente ao encontro do que acredito: na promoção das áreas de conhecimento como ciência, tecnologia, engenharia, matemática e também artes (iniciais para Steam, em inglês) nos Estados Unidos e no mundo.

Meu interesse na promoção do Steam aumentou imensamente durante meu trabalho na Nasa, onde trabalhei por quase 17 anos como engenheiro da computação. Fui contratado pelo Kennedy Space Center para contribuir em programas voltados a melhorar o ambiente de trabalho de funcionários com necessidades especiais. Durante 10 anos fui membro e palestrante do Nasa Speakers Bureau e, hoje em dia, me dedico inteiramente à atividade.

Foi uma experiência maravilhosa trabalhar como engenheiro da computação! Meu trabalho envolvia encontrar soluções para o conserto de pontes, rodovias, sistemas mecânicos, telhados, elevadores entre outros. O mais legal é que isso me dava acesso total a todas as áreas do KSV: Centros de Controle, Complexos de Lançamento, Áreas de Manutenção de Satélites, Área de Simulação em Marte, e muitos outros.

A Nasa e o Kennedy Space Center são simplesmente mágicos. Me lembro perfeitamente do primeiro lançamento que assisti, da empolgação com a contagem regressiva, dos sete astronautas chegando em Houston (Texas) e se preparando para o lançamento.”

Depois, do lançamento da aeronave, da sensação incrível de sentir a terra tremer, do som cada vez mais alto que tremia janelas e disparava os alarmes dos carros há quilômetros de distância até desaparecer no céu azul e límpido ou, em alguns casos, tornando a noite em dia. Tudo isso em 8 minutos e 32 segundos! Espetacular!

Aprendi tanto na Estação Espacial Internacional que quis dividir essa empolgação com as crianças e jovens para que, ao mesmo tempo, eles pudessem se interessar pelas áreas Steam e terem melhores chances no mercado de trabalho e – por que não? – seguirem carreira no programa espacial.

É muito importante falar sobre sonhos, objetivos e também aproveitar a vida. Sempre curti tudo o que fiz, sempre me diverti e nunca senti que trabalhei. Sempre me desafiava e dava o meu melhor.

Constantemente eu via pessoas infelizes reclamando e vivendo para aproveitar o fim de semana ou as férias. Eu queria mostrar às crianças que não precisava ser assim.

Criei uma apresentação sobre o Programa Especial para crianças e, surpreendentemente, consegui me conectar com elas! As crianças me aceitaram em seu mundo e conseguiram me ouvir e aprender enquanto se divertiam.

Em março deste ano fui convidado para ir ao Brasil e apoiar uma Feira de Ciências e foi incrível. Conversamos com quase 7 mil estudantes e pais durante uma semana inteira. Os estudantes brasileiros foram muito atenciosos, gentis e entusiasmados. Perguntaram muito e distribuíram abraços e sorrisos. Isso é algo que nunca vou esquecer!

É por isso que sempre considero as oportunidades para compartilhar a mágica do Programa Espacial e, com isso, mostrar que tudo é possível, que eles podem tornar os seus sonhos em realidade, se divertirem e, acima de tudo, terem esperança.

Nas minhas palestras eu sempre encorajo os estudantes a: 1º) darem sempre o seu melhor; 2º) curtirem tudo o que fazem e 3º) acreditarem em si mesmos acima de tudo.” Essas são as três atitudes para um futuro bem sucedido, onde o trabalho e a diversão andarão sempre juntos!

Gabe Gabrielle foi diretor de Engenharia do Comando Especial de Operações da Força Aérea dos Estados Unidos, engenheiro da computação da Nasa onde trabalha hoje como palestrante oficial. Visitou mais de 320 escolas nos Estados Unidos e também em diversos países como Noruega, Dinamarca, Alemanha, Trindade e Tobago, Qatar, África do Sul e Brasil, palestrando para quase 30 mil estudantes. Ganhou o prêmio Ray Lien por Excelência no Ensino Aeroespacial pela Central Florida Aerospace Academy e é também guia para triatletas cegos. Gabe Gabrielle vai palestrar na Campus Party Brasília que acontece de 14 a 18 junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Fale com Gabe Gabrielle através do e-mail: gabe@educatemotivate.com

Fonte: http://www.metropoles.com/

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.