Adoção do BIM (Building Information Modeling) é discutida no Crea-DF

Na ultima terça-feira (30/05) aconteceu no auditório do Crea-DF a palestra sobre adoção do BIM (Building Information Modeling) no Brasil, que foi aberta pelo diretor da empresa Pro-Systems, Tiago Brito.

Durante o evento foram discutidas as ações que o Governo Federal, empresas privadas e instituições de ensino estão promovendo para a absorção da tecnologia BIM pelo mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), incluindo tópicos sobre a importância da atualização tecnológica de instituições do governo e das empresas privadas.

E ainda, as vantagens do uso do BIM em obras, através do melhoramento da qualidade e assertividade dos projetos, reduzindo custos e prazos. O Deputado Federal, Júlio Lopes que pertence a Comissão de Desenvolvimento Urbano, esteve presente e abordou o Projeto de Lei em tramitação que torna obrigatória a exigência do BIM em todas as obras públicas.

O parlamentar acredita que adotar a modelagem pode ser a saída para acabar com as obras que ficam inacabadas por problemas diversos e a ineficácia na gestão orçamentária. “Para uma gestão pública efetiva e transparente, é imprescindível modernidade e eficiência na gestão de obras nos níveis operacionais, táticos e estratégicos”, completou Julio Lopes.

Também estiveram presentes o Cel. do Exército Brasileiro, Washington Luke que fez um breve panorama da realidade do BIM no Brasil e destacou sua experiência na implantação do BIM na instituição. O Professor da UnB, Antonio Carlos Miranda que destacou a interligação do processo BIM com as novas tecnologias de inteligências artificiais, gerando uma infinidades de possibilidades e melhorias no processo. Além do gerente de Projetos da Terracap, Giuliano Magalhães Penatti, do diretor da empresa Topocart, Fábio Savastano, do Engenheiro da empresa Autodesk, Pedro Soethe e representando a Receita Federal, Paulo José da Silva Júnior.

Fonte: Crea-DF

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.