UFMT oferece 12 vagas para curso de doutorado em Agricultura Tropical

As inscrições poderão ser feitas no período do dia 16 a 31 de outubro. Os candidatos devem ter mestrado na área de ciências agrárias ou afins.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deve abrir, a partir de outubro, inscrições para um curso de doutorado em Agricultura Tropical. Serão 12 vagas ofertadas pela Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia do campus de Cuiabá em três linhas de pesquisas: recursos naturais; propagação, melhoramento e manejo de espécies vegetais nativas, cultivadas e medicinais; e sistemas de produção. As inscrições poderão ser feitas no período de 16 a 31 de outubro e devem custar R$ 132,64.
O curso de doutorado em Agricultura Tropical pretende formar profissionais para atuar na pesquisa, ensino e manejo de sistemas de produção agropecuária tropical. De acordo com a assessoria da UFMT, os candidatos interessados devem ter mestrado na área de ciências agrárias ou afins e o curso terá duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses. Além disso, o doutorado requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática. A grade prevê aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de campo e de laboratórios, desenvolvimento de pesquisa e a elaboração de relatórios, produção e publicação de artigos, exame de qualificação, e elaboração e defesa de tese.
Inscrições
Os candidatos interessados deverão se inscrever na secretaria do Centro de Pesquisa em Agricultura Tropical/Famevz, sala 9, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. É preciso apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido; duas fotos 3 X 4 recentes; cópia autenticado do diploma de mestrado; histórico escolar do curso de mestrado; curriculum-vitae documentado (modelo Lattes/CNPq); comprovante de envio de, no mínimo, um artigo científico para revista com conceito B3 no Qualis; cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento e certificado militar); comprovante de pagamento da taxa de inscrição, licença de permanência fornecida pelo Itamarati para candidatos estrangeiros, declaração de dedicação integral; pré-projeto de tese e duas cartas de recomendação. O resultado das inscrições deferidas deve ser divulgado no dia 10 de novembro.
O edital aponta que o processo de seleção deve ser feito por meio de uma prova escrita dissertativa, no dia 10 de novembro, na UFMT. A fase de seleção prevê ainda arguição dos candidatos, análise de currículo e do pré-projeto. O resultado final deve ser divulgado no dia 17 de dezembro e os candidatos aprovados devem realizar a matrícula no período de 2 a 12 de março de 2015. Já o início das aulas está previsto para o dia 23 de março de 2015.
Fonte: G1

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.