Agricultura familiar fornece produtos para a merenda escolar

Agricultura familiar fornece produtos para a merenda escolar

 

As escolas da rede municipal de ensino de Pedro II passam, a partir de agora, a contar com um ingrediente a mais no quesito qualidade da merenda escolar: a aquisição direta de produtos oriundos da agricultura familiar, de acordo com a lei 11.947/2009.

Desde que assumiu a gestão municipal, em março de 2013, a prefeita Neuma Café já admitia que a qualidade da merenda escolar oferecida nas escolas públicas teria que melhorar. A partir daí, incentivou a ativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e determinou à Secretaria de Educação que promovesse um estudo de viabilidade para a aquisição dos produtos da agricultura familiar.

Segundo a nutricionista Renata Luiza Lima, A SEMED adotou todas as providências necessárias para a compra da merenda escolar diretamente dos produtores locais. "Já fizemos cinco compras diretas dos produtores cadastrados, obedecendo o que manda a lei 11.947", disse.
Na primeira compra foram beneficiadas as escolas de educação infantil da zona urbana, pois, segundo a nutricionista da SEMED, a prioridade este ano é essa faixa etária, tendo em vista serem as crianças as que mais necessitam de uma alimentação nutricionalmente adequada para suprir suas necessidades.

As escolas que já contam com o serviço são: Vovó Inácia, Anexo Vovó Inácia, Tia Alice, Anexo Tia Alice, Chapeuzinho Vermelho, Inês Passos Galvão, Maria de Jesus Campelo e Monsenhor Lotário Weber.

Essas escolas estão recebendo, periodicamente, produtos como cheiro verde, alface, limão, maracujá, pão, polpa de fruta e galinha caipira. " As escolas estão fazendo o teste de aceitabilidade e, conforme os agricultores vão atendendo a demanda, maior será a diversificação do cardápio e a qualidade da alimentação escolar oferecida", disse.

Os agricultores familiares cadastrados produzem nos povoados Cancão, Tapera dos Vital, Formiga e Assentamento Paraíso.
Fonte: Portal do dia

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.