Bairro na Alemanha produz quatro vezes mais energia do que consome

Com 59 residências sustentáveis, Schlierberg investe na luz solar para obter eletricidade

 

Um vilarejo em Freiburgo, na Alemanha, tem ganhado a atenção do mundo com um modelo sustentável de obtenção de energia elétrica. Conhecido como Schlierberg, o bairro explora a luz solar como meio mais limpo e abundante para abastecer a comunidade. O conjunto tem 11 mil m² e 59 residências construídas com materiais sustentáveis, além de um edifício comercial – o Sun Ship (Navio Solar).
Com praticamente todas as construções equipadas com painéis fotovoltaicos, o Bairro Solar gera 420 mil kWh de energia elétrica, o que significa quatro vezes mais do que o necessário para o consumo de toda a localidade. Cada morador recebe, ao final de cada ano, um recurso do governo pelo excesso de energia produzida. O que não está incluso no uso pessoal e familiar é vendido à rede ao longo do ano.

Entre outros hábitos ecológicos, a população reutiliza a água da chuva para irrigação e descargas, além de ter criado um sistema de isolamento térmico ecologicamente correto em cada construção. Outro detalhe curioso é que o bairro é livre de carros transitando. Todos os automóveis da população local ficam em um estacionamento no Sun Ship.

Com a produção sustentável de energia elétrica, não são emitidas na atmosfera aproximadamente 500 toneladas de CO2, segundo estudo do arquiteto responsável pelo projeto, Rolf Disch. O profissional também planejou coberturas simples para cada casa, permitindo a presença do sol durante o inverno e proteção durante o verão.
Fonte: Estado de Minas

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.