Tecnologia altera o universo corporativo e pede mais investimentos em qualificação e equipamentos

Que a era digital trouxe grandes impactos às relações humanas e ao modo de convivência já não é nenhuma novidade. Agora, a correlação entre o avanço tecnológico e o ambiente corporativo apenas dão sinais das tendências no âmbito das formas de trabalho. Matéria do site InfoExame divulgou dados de uma pesquisa realizada por uma empresa norte-americana de tecnologia, em parceria com duas empresas de consultoria, onde foram analisadas as novas formas de trabalho que surgiram a partir do impacto do fenômeno digital nas relações entre as empresas, clientes, parceiros e trabalhadores.

O estudo foi realizado na Europa e incluiu mais de 1.800 entrevistas com CEOs, gerentes de TI, donos de negócios e gerentes de recursos humanos de cinco países europeus. Como resultado, o estudo identificou três tendências que poderão ser adotadas pelas empresas no futuro, com o objetivo de otimizar processos, alavancar a produtividade e obter melhores resultados com seus funcionários e clientes. Confira abaixo as conclusões da pesquisa:

O terceiro local de trabalho: A ideia é que as empresas passem a adotar esse método como forma de alavancar a produtividade ao mesmo tempo em que traz mais qualidade de vida aos funcionários. O estudo realizado revela que 54% das empresas europeias tem uma política de trabalho em casa estabelecida em uma estrutura lícita. Além da casa e do escritório, o trabalho remoto pode assumir diversas localizações: desde locais públicos a locais oferecidos pelas próprias empresas, daí a tendência para o “terceiro local de trabalho”.

Trabalho colaborativo: De acordo com o estudo, 74% das empresas europeias consideram a colaboração com parceiros externos uma prática “obrigatória” e “importante”. Chamada de “Corpoworking”, a tendência do trabalho colaborativo consiste em ter um local dedicado para receber parceiros, fornecedores e clientes.

Projetos de TI influenciados pelas áreas de negócios: O estudo apontou para a influência crescente das áreas de negócios na tomada de decisões em projetos de tecnologia da informação. A ideia é que a escolha de equipamentos e soluções digitais deixe de ser uma responsabilidade somente de gerentes de tecnologia para tornar-se uma preocupação de mais setores da companhia.

Invista em sua carreira e no seu negócio

Mesmo que as tendências apontadas pela pesquisa não se apliquem à sua carreira, ao seu trabalho ou ao seu empreendimento, elas apontam que o ambiente corporativo está em constante movimento. Para aqueles profissionais e empresas que desejam destaque no mercado de trabalho, a constante qualificação profissional e a implantação de novas tecnologias são a saída.

Para ajudar os profissionais da área tecnológica em suas carreiras a Mútua oferece a seus associados vários benefícios nesta área de fomento profissional. O benefício Educação, destinado aos associados e seus dependentes para a realização de cursos técnicos, aperfeiçoamento, graduação, especialização, extensão, mestrado, doutorado, oferecidos por instituições de ensino legalmente habilitadas. O benefício Empreendedorismo, financiamento para utilização em investimentos fixos e capital de giro, no intuito de colaborar com a atividade microempreendedora. O benefício Equipa Bem, para a compra de equipamentos, aparelhos eletrônicos, móveis, hardwares e softwares para o desenvolvimento das atividades profissionais. E para os profissionais da área agropecuária, a Mútua também disponibiliza o benefício Agropecuário, para a aquisição de animais, materiais, insumos, equipamentos, máquinas, implementos e para a execução de serviços, desde que ligados à atividade agropecuária.

Quer saber mais sobre esses e os outros benefícios que a Mútua oferece? Então, acesse o site da Mútua (www.mutua.com.br). Lá você encontra todas as informações referentes às linhas de crédito, tem acesso aos regulamentos de concessão e ainda pode fazer uma simulação. O profissional que ainda não é associado também pode realizar sua inscrição através do site. A Central de Relacionamento (0800 61 0003) é mais um canal de comunicação da Mútua com os profissionais.

 

Fonte: Acme/Mútua (com informações do site InfoExame)

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.