Confira os trabalhos vencedores do Contecc

A primeira edição do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) destaca-se pelo número de trabalhos apresentados, quase 600, seguida da expressiva participação da Região Nordeste, em especial, a Paraíba com 190 trabalhos, seguido do Piauí (estado anfitrião do evento) com 68 trabalhos.
Entre os quase 600 trabalhos recebidos, 21 trabalhos vencedores   serão apresentados oralmente e os outros – quase 500 – aprovados estarão disponíveis durante a conferência em forma de pôsteres.  “Ainda haverá uma mesa redonda com os premiados, que terão 20 minutos para apresentar suas ideias. Todos os autores selecionados em determinado horário ficarão à disposição do público para troca de informações e aprofundamento do trabalho”, explicou o conselheiro federal e engenheiro agrônomo José Geraldo Baracuhy. Ao todo, foram classificados 21 trabalhos conforme critérios estabelecidos pelo Contecc, ao fim do processo 15 unidades federativas foram representadas entre os vencedores  desta primeira edição do Contecc. Essa classificação não ranqueia os trabalhos, apenas separa por áreas. Quando houve empate na pontuação, o critério de desempate foi contemplar o estado brasileiro que ainda não tivesse trabalho classificado entre os 21. Cerca de 100 projetos não foram aceitos por estar em desacordo com o regulamento.
À frente do Grupo de Trabalho responsável por organizar o Congresso, o conselheiro federal Baracuhy, explica que esse número representa o trabalho de mobilização feito pela comunidade acadêmica, em especial da Universidade Federal de Campina Grande (PB), junto aos estados vizinhos. “Esse corpo a corpo feito aqui deve ser replicado nas outras regiões, ampliando ainda mais o número de trabalhos para a edição de 2015 em Fortaleza”, disse o conselheiro.
Segundo Baracuhy, o pesquisador às vezes tem resistência à primeira edição de eventos como esse. Entretanto, com o apoio – institucional e financeiro – do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que aprovou a proposta do Contecc, há uma chancela em relação ao evento perante a comunidade tecnológica e científica.  “Para a segunda edição será ainda mais fácil atrair os participantes, pois já haverá um histórico, assim como o banco de dados que ficará acessível a todos no site do Confea para que possa ser consultado”.
Os trabalhos não aprovados em 2014 estão automaticamente inscritos para o próximo ano, desde que sejam ajustados conforme as normas do Congresso e reenviadas para contecc2015@gmail.com. O Contecc 2015 será realizado em Fortaleza de 15 a 18 de setembro.

Clique aqui para acessar os trabalhores vencedores

Fonte: Confea

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.