Encontro de Contadores, Auditores e Controladores do Sistema tem palestra do presidente do TCU


José Tadeu ao lado do ministro Nardes, durante a abertura do IV Encac

O ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Ribeiro Nardes, foi o convidado de honra na abertura do IV Encontro Nacional de Contadores, Auditores e Controladores (Encac) do Sistema Confea/Crea e Mútua, que é realizado desde ontem (9), na Sede do Confea, em Brasília. O evento reúne mais de 80 participantes dos Creas de todo o País, do próprio Conselho Federal e da Mútua, que participa do Encontro com as colaboradoras Giselle da Silva Alves, da Gerência Financeira, e Rosane Alves Valladão, da Auditoria.

Os trabalhos foram iniciados pelo presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, e na sequência o ministro do TCU falou sobre ”Governança Pública”. Nardes reiterou a necessidade de transparência e controle interno e, por várias vezes, reconheceu a importância do exercício da Engenharia para o País. “Esse é o Conselho Profissional mais importante do País, por isso é necessário que o controle seja feito. Do contrário, pode haver problemas e, da parte do TCU, o Conselho pode contar conosco”, prontificou-se o ministro, ao responder questionamento do presidente do Confea acerca da questão do controle interno feito pelos conselhos federais. Por fim, como forma de aprimorar e fortalecer as atividades de controladoria e auditoria, o ministro do TCU sugeriu uma parceria para estreitamento de relações institucionais e na capacitação de funcionários.


Gisele e Rosane participam de toda a programação dos três dias do Encontro

Na programação desta quinta-feira, o Encontro teve palestra do diretor de Planejamento e Coordenação de Ações de Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Ronald Balbe, sobre “A importância dos Controles Internos nos Conselhos Profissionais”. Também constam da programação palestras sobre “Contabilidade Pública” e “Controle Interno e Auditoria”, com o consultor e professor na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Alcyon Souza, e a doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Cristina Maria Fortini. Estes dois últimos tópicos servirão de base para os Grupos de Trabalho que serão formados no Encontro.


Colaboradores dos Creas de todo o País: troca de experiências 

 

Fonte: Acme/Mútua (com informações do Confea)

Fotos: Confea

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.