Crea-PR lança livro com resultados do projeto Paraná Futuro

Está disponível no site do Crea-PR o livro “Uma Contribuição para Planos de Desenvolvimento do Paraná”, resultado do estudo Paraná Futuro, coordenado pelo assessor da Presidência do Conselho, engenheiro eletricista Luiz Carlos Correa Soares. A versão impressa está sendo distribuída para os membros do Plenário, para Regionais e Inspetorias do Conselho e também para entidades de classes, instituições de ensino e órgãos, empresas e instituições públicas. Convém lembrar que o Paraná Futuro tem por objetivo contribuir na modelagem, elaboração e construção de um formato de destino para o estado na busca do bem-viver, com observância da qualidade técnica e respeito ao meio ambiente.

A publicação contém uma síntese analítica de um acervo com mais de dois milhões de informações oriundas de dados básicos obtidos de instituições de pesquisas estaduais e nacionais, indicadores de variação calculados para o período abrangido pelo estudo, ranqueamentos de indicadores entre municípios e respectivas relativizações em termos estaduais e regionais. O conteúdo abrange importantes temas setoriais, tais como recursos naturais, infraestrutura, produção, população, formação e aspectos socioeconômicos dos 399 municípios paranaenses, assim como os seus respectivos totais estaduais.

Segundo Soares, um estudo dessa natureza e dimensão deve estar em permanente processo de ampliação, aprofundamento e atualização. “E, por via de consequência, deverá permanecer sempre atento e aberto a contribuições no sentido de uma construção cada vez mais adequada ao atendimento dos interesses profissionais, sociais e econômicos dos paranaenses”, observa o assessor da Presidência do Crea-PR. “Certamente, os produtos já desenvolvidos e outros a desenvolver servirão como subsídio para estudos, projetos e programas de interesse não apenas dos profissionais jurisdicionados ao Crea-PR, mas também para outras instituições, bem como para a sociedade paranaense como um todo”, coloca Soares.

“Outrossim, julgamos já estarmos preparados para contribuir com subsídios importantes na realização de debates setoriais ou regionais ou regionais/setoriais, referentes a aspectos temáticos do estudo, inclusive com vistas às eleições estaduais de outubro de 2014”, destaca Soares. “A ideia é contribuir para a construção de uma visão abrangente e objetiva do desenvolvimento justo, democrático e solidário do Estado”, argumenta.

O estudo – que faz uma radiografia infraestrutural, produtiva e socioeconômica do Paraná – é resultado de mais um significativo esforço do Crea-PR no sentido de dar sua contribuição ao processo de pensar o desenvolvimento do Paraná, pesquisando e direcionando o olhar às necessidades do estado. O projeto Paraná Futuro se propôs a desenhar a evolução socioeconômica paranaense a partir da primeira década deste século e estabelecer um olhar de passado e presente, porém com foco no futuro. “Não se trata de um programa ou plano de governo, mas sim de uma ferramenta para planejamentos referentes ao Paraná”, ressalta Soares.

Clique aqui e leia o livro “Uma Contribuição para Planos de Desenvolvimento do Paraná” no site do Crea-PR.

 

Fonte: Crea-PR

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.