Empresários, profissionais da indústria da construção e estudantes marcam presença no estande do Confea no Enic

O Sistema Confea/Crea e Mútua marcou presença no 86° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) e atraiu diariamente para o estande do Conselho Federal 300 participantes do evento que reuniu em Goiânia (GO) 1.400 empresários e profissionais do setor, estudantes, autoridades, políticos e agentes financeiros, entre os dias 21 e 23 de maio. No estande, os visitantes foram recepcionados por empregados e lideranças do Confea, do Crea-GO e integrantes do Crea Júnior do Goiás. No local, eles receberam orientações e informações essenciais para o exercício profissional de excelência. Na tarde desse último dia de atividades, o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, visitou o estande do Sistema.

O presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, recepcionou o público no estande  ressaltando a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e da aplicação dos princípios éticos no desempenho das atividades de Engenharia. Foram distribuídos 500 exemplares do Código de Ética Profissional, 120 cartas de serviços e 150 livros da Resolução nº 1048/2013, que consolida as áreas de atuação, as atribuições e atividades profissionais relacionadas nas leis que regulamentam as profissões de nível superior abrangidas pelo Sistema.

 Na oportunidade, profissionais e estudantes foram convidados a participar da 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que neste ano será realizada pelo Sistema em Teresina (PI), entre 12 e 15 de agosto próximo. Mais de 500 folders foram entregues para o público. Em homenagem aos 80 anos do Sistema, o público foi agraciado com o livro comemorativo que apresenta uma coletânea de todas as leis que influenciam o exercício profissional no Brasil desde o período imperial.            

 A iniciativa do Confea, em parceria com o Crea-GO, de levar informação a esse público foi reconhecida pelos profissionais registrados no Sistema, como destaca o engenheiro civil Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), entidade realizadora do Enic. “A Engenharia é responsável pelo desenvolvimento do Brasil. Fazemos e construímos esse País. Por isso, é importante que o Confea esteja aqui representado e entendendo os problemas da indústria da construção que estão sendo discutidos neste Encontro. É fundamental também o Confea divulgar para o público a relevância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), um instrumento que garante a boa qualidade e o planejamento de obras”, afirmou Carlos Alberto.

 Para o presidente do Sindicato de Engenheiros de Goiás (Senge-GO), engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Gerson Tertuliano, é relevante a representação do Confea no evento que debate relações trabalhistas do setor construtivo. “É de suma importância mostrar aos empresários o trabalho do Sistema e a legislação relativa aos profissionais da Engenharia. O Senge vê com preocupação as questões trabalhistas dos profissionais deste setor, pois eles precisam ser valorizados por meio da garantia de seus direitos”, pontuou Tertuliano.

Na avaliação do gerente da Regional Centro-Oeste, engenheiro civil Idalino Hortêncio, que liderou os trabalhos no estande do Confea durante os três dias, a participação do Conselho no Enic foi uma excelente oportunidade para apresentar o trabalho do Sistema e suas atribuições ao setor da construção. “Nossa meta de levar informação ao empresariado foi atingida. O Sistema faz parte desse contexto empreendedor. E esse é um novo viés de atuação que estamos adotando”, destacou o gerente ao explicar a importância de o Confea esclarecer dúvidas e agregar informação ao dia a dia dos empresários que atuam na área da Engenharia.   

 

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.