Ministério do Esporte solicita parceria do Confea para melhoria de laudos técnicos em estádios de futebol

Na manhã desta quarta-feira (30/4), o vice-presidente do Confea, eng. mec. civ. e de seg. trab. Julio Fialkoski, recebeu o coordenador geral da Secretaria Nacional do Futebol, do Ministério do Esporte, Ivan Alves de Mello, que solicitou ao Confea a criação de um grupo de trabalho conjunto entre as duas instituições para avaliar propostas de aprimoramentos dos laudos técnicos dos estádios. A solicitação será protocolada e encaminhada para tramitação no Confea, até chegar ao plenário.

Em 2010, o Ministério do Esporte publicou Portaria ME nº 238/2010, que estabeleceu a obrigatoriedade da emissão de laudos de vistoria de engenharia nos estádios brasileiros. À época, o Sistema Confea/Crea e o Ministério assinaram acordo de cooperação técnica que estabeleceu a capacitação de profissionais interessados em emitir os laudos (leia mais também aqui). Hoje, o Ministério possui um projeto de pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que visa a aprimorar os laudos, com recomendações normativas específicas, proposições de novos questionários informatizados, entre outras iniciativas.

Em documento protocolizado na manhã desta quarta-feira, o Ministério solicita ao Confea a criação de um grupo de trabalho conjunto para avaliação da proposta da UFRJ. “Nossa intenção é contar com a expertise desta renomada instituição, para que, em parceria com os técnicos deste Ministério, criassem um Grupo de Trabalho com o fito de discutir e opinar sobre os produtos que estão sendo entregues pela Universidade, no tocante à proposta de melhoria dos laudos técnicos”, diz o documento, assinado pelo coordenador da Secretaria Nacional do Futebol. De acordo com Ivan Alves de Mello, a ideia é que, a partir de 2015, o Ministério passe a classificar os estádios. “Seria que nem as estrelas dos hotéis”, explicou. 

 

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.