Confea, ABNT e Ibape se unem para reduzir acidentes na construção civil

Integrantes das comissões formadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estudam, elaboram e ordenam os critérios para a realização de inspeções prediais e de avaliações na construção civil, estão reunidos hoje (14/4) e amanhã, no plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A criação de um Grupo de Trabalho, incentivada pelo presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, para estudar a possibilidade de que uma certificação promovida pelo recém-criado Programa Estratégico de Ação do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) seja estendida a todos os ramos da engenharia foi saudada pelo novo presidente do Ibape nacional, engenheiro civil Arival Cidade.

Os debates no plenário do Conselho antecipam as discussões que serão promovidas, na próxima quarta-feira (16/4), durante o II Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações. A ser promovido pelo Ibape, o evento será realizado no teatro da Caixa Econômica Federal, também em Brasília.

Com o objetivo de reduzir a ocorrência de tragédias anunciadas como a da boate Kiss, em Santa Maria (RS), queda de marquises e desmoronamento de edificações provocadas por reformas mal planejadas, por exemplo, engenheiros, arquitetos, representantes do Ibape, de condomínios particulares, do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Caixa Econômica Federal preparam os textos das normas, um trabalho iniciado há pouco mais de um ano.

Normas


Presidente do Ibape-DF, Wilson Lang

Na manhã desta segunda-feira, recepcionados pelo presidente do Ibape-DF, engenheiro civil Wilson Lang, os integrantes da Comissão de Estudos de Inspeção Predial revisam parte do texto da norma que define procedimentos e abrangência, e ainda fixa diretrizes, conceitos, terminologias e convenções relativas a edificações de qualquer natureza, urbanas e rurais. A Comissão é coordenada por Alexandre Luis de Oliveira, do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon, e secretariada pela presidente do Ibape-SP, Flávia Pujadas.

Para Arival Cidade, a norma sobre Inspeção Predial, assim como a que norteará a avaliação na construção civil, “ajudarão a aumentar a consciência de toda a sociedade e servirão de alerta sobre a importância de respeitar os cuidados e limites definidos por técnicos, a fim de evitar acidentes e poupar vidas”.

Iniciativa e ações

Mostrando-se preocupado com a qualidade do serviço a ser prestado para a sociedade, o presidente do Ibape nacional aposta no recém-criado Programa Estratégico de Ação. Arival Cidade explica que, com base na formação e experiência profissional, os interessados se submetem a uma prova de conhecimentos para receber um certificado fornecido pela entidade.

 “O Programa vai consolidar a iniciativa do Ibape que visa garantir a qualidade profissional de quem atuará na área de avaliação e inspeção predial e perícia”, afirma Arival, que já prepara o 2º Seminário Nacional de Perícia, programado para o próximo mês de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).


Presidente do Ibape nacional, Arival Cidade: certificação pode ser levada a outros ramos da Engenharia

Pensando no futuro e preocupado em projetar o Ibape em nível nacional, Arival está pleiteando que o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro sejam sede do próximo congresso mundial da União Panamericana de Avaliação. Para ele, “esses objetivos serão alcançados por meio da parceria entre Ibape, Confea e Mútua”. Em seguida, a sugestão de criação, pelo Confea, do Grupo de Trabalho que poderá analisar a extensão da certificação do Ibape a outros ramos da engenharia foi considerada “outra iniciativa que valoriza as ações que temos desenvolvido frente à entidade”, por Arival Cidade.

Além de participar das discussões de hoje sobre Inspeção Predial, e de amanhã, sobre Avaliação na Construção Civil, os membros do Ibape participam ainda das assembleias extraordinária e ordinária marcadas para esta terça-feira. No período da tarde desta segunda-feira, o Ibape nacional promoveu uma reunião da diretoria de ntidade.

 

Fonte: Confea

Fotos: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.