“Conversa franca com a Diretoria” abre a programação da Semana de Excelência em Aprendizagem Organizacional


Equipe da Mútua-MG apresenta "case" de sucesso sobre aumento do número de associados

A Diretoria Executiva da Mútua, composta pelo diretor-presidente, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, pelo diretor de Benefícios, engenheiro agrônomo Ricardo Antonio de Arruda Veiga, pelo diretor financeiro, técnico em Edificações Lino Gilberto da Silva, pelo diretor administrativo, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira, e pelo diretor de Tecnologia, engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha, abriu na noite desta segunda-feira (7) a "Semana de Excelência em Aprendizagem Organizacional", que reúne, nesta primeira etapa, todos os colaboradores da Instituição. À mesa de abertura, também está o superintendente da Mútua, engenheiro civil Paulo Guimarães. A Direx deu as boas-vindas a todos, ressaltando a importância do evento, realizado em Fortaleza (CE). A segunda etapa, que reunirá também os diretores regionais, tem início a partir da próxima quarta-feira.

Após os ritos cerimoniais da abertura, a Diretoria teve uma “Conversa Franca” com os colaboradores, supervisores e gestores, para avaliação geral da situação da Mútua e das Caixas, pontuando os pontos fortes da Instituição e de sua equipe, o que pode ser melhorado, além de apresentar as metas e os projetos para o ano e as perspectivas em geral.

Ainda nesta noite, foi apresentada a Comissão de Avaliação, grupo responsável por avaliar os resultados individuais de cada funcionário após os treinamentos oferecidos e disponibilizados pela Mútua. A Comissão também definirá parâmetros e medidas alternativas para o aperfeiçoamento dos funcionários, fixará critérios junto à gestão de pessoas para a concessão de novos treinamentos, estabelecerá canais de relacionamento com os funcionários envolvidos, acompanhará o desenvolvimento profissional dos envolvidos, dentre outras funções. Compõem a Comissão um membro de cada gerência da Mútua mais um da Superintendência e outro da Assessoria Jurídica.

Neste momento,  são expostos cases de sucesso das Regionais da Mútua de Minas Gerais, Rondonia, Bahia, Mato Grosso e Santa Catarina, mostrando suas experiências em termos de aumento da associatividade, concessão de benefícios e baixo índice de inadimplência. Para fechar a programação da noite, a Diretoria de Benefícios abordará as ações do setor e o impacto no fluxo das atividades.


Diretores executivos e o superintendente na abertura do evento: Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (superintendente), Antonio Salvador da Rocha (diretor de Tecnologia), Ricardo de Arruda Veiga (diretor de Benefícios), Cláudio Calheiros (diretor-presidente), Luiz Alberto Freitas Pereira (diretor administrativo) e Lino Gilberto da Silva (diretor financeiro)

Programação continua amanhã com palestra sobre análise de crédito e workshop motivacional

Na terça-feira a programação tem início com treinamento sobre análise de crédito, ministrado pelo consultor Júlio Diniz Junior, da empresa Minder, especializada em cursos e capacitação profissional. O objetivo desse treinamento é reforçar a competência analítica nos processos de concessão de crédito, bem como auxiliar na elaboração de rating (classificação de risco de crédito), identificar soluções negociais e jurídicas para os casos de inadimplência, desenvolvendo parâmetros e estratégias mais acertadas. O workshop terá discussões teóricas e atividade prática e contará com toda a experiência de Júlio Diniz, economista com mais de 25 anos no mercado financeiro.

Uma palestra interativa-vivencial, proferida pelo psicólogo organizacional e diretor da Imagem Domínio – Desenvolvimento de Pessoas, Albigenor Militão, enfocará a questão do comprometimento, com enfoque no trabalho em equipe, proatividade, metas, confiança e dedicação, entre outros aspectos.

Agenda será cheia no terceiro dia do encontro

Destinada aos colaboradores e também aos diretores, a grade de palestras do terceiro dia do evento enfocará, principalmente, as atividades dos diversos setores da Mútua. A programação da manhã ficará a cargo da Gerência de Benefícios, que discorrerá sobre os regulamentos de concessão, impacto no fluxo de caixa e outros assuntos. À tarde e, ainda, sob a tutela da GBE, os participantes poderão sanar suas dúvidas sobre o Tecnoprev.

Também na tarde deste dia, o Diretor Executivo da Dynamus, José Aparecido Lima Júnior, falará sobre o Clube de Vantagens da Mútua, as empresas conveniadas, as comodidades da plataforma utilizada, além das novidades e dos projetos para este serviço oferecido pela Mútua a seus associados.

Fechando o dia, a Gerência de Tecnologia e a Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos (Acme) conversam sobre os normativos para patrocínio da Mútua a eventos, obras técnicas e publicações do Sistema. Já a Gerência Financeira abordará a temática "Prestação de contas das Caixas", tanto para a Sede, quanto para os Creas, além de "Orçamento".

ISO 9001 também estará em pauta

Dando continuidade ao processo de estabelecimento da Certificação ISO 9001:2008, a Mútua destinou um espaço no evento para que o consultor da empresa Focus, responsável pela implantação das Normas, Eduardo Oliveira, fale mais uma vez com os colaboradores sobre a importância da Certificação, os procedimentos que já foram adotados e as próximas ações. A explanação do consultor está marcada para a manhã da quinta-feira.

Em paralelo, os diretores executivos e regionais estarão reunidos para analisar a situação das Caixas, o resultado dos treinamentos e outros. Na sequência, os diretores participarão de rodada de palestras. A primeira será sobre improbidade administrativa, com o procurador-chefe da Procuradoria Geral da República, no Ceará, Alessander Salles. O jurista discorrerá sobre o bom uso dos recursos de uma instituição e a importância da gestão correta e transparente dos gastos.

A outra palestra destinada aos diretores regionais tratará dos normativos para patrocínio da Mútua em eventos, obras técnicas e publicações do Sistema e, por fim, haverá explanação sobre prestação de contas das Caixas e orçamento.

Na sexta-feira, quando a programação para os colaboradores já estará encerrada, os diretores terão em sua programação palestra sobre benefícios e, ainda, a especialista Miki Massui, da consultoria Exacttus – Consultoria Atuarial, abordará técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, em uma palestra sobre ciências atuariais.

Workshop no último dia ressalta a importância da ‘liderança corajosa’

No último dia da programação para os diretores, o psicólogo Albigenor Militão retornará para ministrar workshop motivacional, mas, desta vez, enfocará a temática da liderança. Intitulada ‘liderança corajosa’, a palestra de Militão destacará as características do verdadeiro líder, que tem a habilidade de tomar decisões, agir e correr riscos.

A Semana de Excelência em Aprendizagem Organizacional da Mútua visa o treinamento dos colaboradores e diretores em diversas áreas, com foco na melhoria dos serviços prestados pela Instituição, na integração de toda a equipe da Mútua e no fortalecimento da percepção e do comprometimento em torno do planejamento estratégico, da visão, da missão, dos valores e da cultura organizacional da Caixa de Assistência.

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Margareth Vicente (Acme/Mútua) e Albano Ribas 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.