MÚTUA-PI, Crea-PI e Clube de Engenharia do Piauí unem forças em campanha de doação de sangue neste sábado

Unindo forças, a Mútua-PI, o Crea-PI e o Clube de Engenharia do Piauí realizam campanha de incentivo à doação de sangue. A mobilização ocorrerá amanhã (sábado, 5), das 8h30 às 16h, no Iate Clube de Teresina, localizado na Av. Alameda Parnaíba, 444, bairro Matinha, onde a equipe do Hemopi estará à disposição do público.

Para doar é preciso ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos precisam apresentar Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal), pesar a partir de 50 kg, estar saudável e alimentado e apresentar documento oficial com foto.

Antes da doação é necessário que o doador tenha dormido bem na noite anterior e não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Para quem vai doar depois do almoço, é necessário aguardar duas horas após a refeição. Os fumantes devem estar com, no mínimo, duas horas de abstinência.

A doação de sangue é simples e segura e todo o processo é acompanhado por profissionais qualificados. Após a doação é importante ingerir bastante líquido, não fazer esforços exagerados e não praticar esportes de risco. A doação é voluntária e ajuda a salvar vidas. O sangue doado por uma pessoa ajuda a salvar até quatro vidas e é restituído rapidamente pelo corpo do doador.

Quem não puder comparecer amanhã ao Iate Clube pode procurar o Hemopi, que fica na Rua 1º de Maio, 235 – Centro-Sul, de 7h às 18h, de segunda à sábado. As cidades de Floriano, Parnaíba e Picos também contam com postos de doação. O Hemopi ainda oferece agendamento on line de horário para doação através do site www.hemopi.pi.gov.br, transporte gratuito para grupos de no mínimo cinco pessoas, campanhas educativas em escolas e empresas e programa de fidelização de jovens doadores.

Para mais informações, entre em contato com o Hemopi, através da Central de Atendimento 0800 285 4989. O Hemopi é o único hemocentro do Piauí, sendo responsável pelo fornecimento de sangue em todo o Estado.

 

Fonte: Acme/Mútua (com informações do Hemopi)

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.