Aprovado plano de trabalho do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia

Com plano de trabalho aprovado pelo plenário federal, o Grupo de Trabalho Contecc 2014 inicia suas ações para a realização do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia, programado para agosto, durante a 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Teresina (PI). Confira aqui o plano de trabalho.

De acordo com o detalhamento do plano, os encontros do GT já têm início neste mês com a proposta de planejar e avaliar o andamento das ações necessárias para realização do evento. Em abril, começam as reuniões com parceiros, a fim de articular e alinhar papéis, ações e atividades técnicas e gerenciais. Também serão promovidas visitas técnicas a instituições de ciência, tecnologia e inovação. Entre elas, CNI, CNA, Senai, UnB, Capes/MEC, CNPq, Embrapa e Sebrae.

Sobre a publicação de artigos científicos e trabalhos técnicos oriundos das experiências dos profissionais do Sistema, o conselheiro federal integrante da Comissão Organizadora da 71ª Soea, engenheiro civil Marcelo Morais, adiantou que a expectativa é de que aproximadamente 400 trabalhos técnico-científicos sejam inscritos no Contecc. 

Somente no dia de lançamento do plano de trabalho, durante a sessão plenária nº 1.408, foram registradas inúmeras manifestações de entidades que vão se mobilizar para a entrega desses artigos. “O Cden irá contribuir com 50 trabalhos científicos de variadas entidades de classe e o Colégio de Presidentes se comprometeu a apresentar dois artigos por estado da federação. Os conselheiros federais irão captar 15 textos, a Mútua apresentará 27 e cada Crea Junior irá apresentar um artigo”, disse o conselheiro federal.

Os organizadores do Contecc, em reunião na semana passada no Piauí, propuseram sete itens de discussão para o Congresso: inovação, planejamento urbano, recursos hídricos e energéticos, tecnologias inovadoras na agropecuária, incubação e empreendedorismo, casos de sucesso, e interação das instituições de ensino com o Sistema Confea/Crea e com as empresas.

O coordenador do GT e conselheiro federal, engenheiro agrônomo José Geraldo Baracuhy, agradeceu o plenário pela aprovação do plano de trabalho do GT e disse que está apostando no sucesso do Contecc. “Agradeço a todos que acreditaram na proposta. Tenho absoluta certeza de que o Contecc será um marco importante na Soea e uma oportunidade de deixar um excelente legado voltado para o tema inovação”, destacou Baracuhy.

Instituído pela Portaria AD N° 076/2014, o Grupo de Trabalho tem o objetivo de acompanhar e sugerir procedimentos para viabilizar a realização do Contecc 2014 quanto à formatação, recepção, avaliação, seleção e apresentação dos trabalhos técnico-científicos e fomento da participação junto às instituições de ensino, pesquisa e extensão. 
 
Sobre o Contecc

O Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia será realizado paralelamente à 71ª Soea, que neste ano tem como tema principal a Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional. Alinhado a essa temática, o Contecc visa articular a comunidade da Engenharia e da Agronomia do Brasil com a inovação para o desenvolvimento. 

Propõe também estabelecer ambiente adequado para discussão e análise de oportunidades de inovação nas atividades profissionais voltadas à Engenharia e à Agronomia no contexto do desenvolvimento do país. Além de fomentar no Sistema espaço de difusão e debate permanente da inovação e dos temas relevantes para a área tecnológica, a partir dos conhecimentos técnico, científicos e empresariais.

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.