Com calendário de reuniões definido e apresentação de prioridades, termina em Brasília 3º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua


Lideranças apontam os destaques do Encontro, no encerramento do evento

Com um balanço positivo e a participação de mais de 650 representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, terminou o 3º Encontro de Líderes Representantes do Sistema, realizado em Brasília, nesta semana.

As prioridades das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas dos Creas e da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética para o ano de 2014 foram definidas ao final do Encontro. Da melhoria da qualidade do ensino e da definição de uma agenda parlamentar da Agronomia a propostas de alterações de resoluções, encaminhadas por quase todas as coordenadorias, passando ainda pelo aprimoramento da fiscalização e por medidas de incremento às Anotações de Responsabilidade Técnica, cerca de 90 propostas foram definidas com ampla participação das lideranças profissionais do Sistema. Entre elas, constam os calendários de reuniões ordinárias para o ano (confira abaixo).  O detalhamento das propostas sistematizadas do Encontro será publicado no próximo dia 10 de março, em matéria jornalística no site do Confea.

No final tarde de quarta-feira (26/2), a mesa de honra da solenidade de encerramento do Encontro foi presidida pelo presidente do Confea, José Tadeu da Silva. Ela contou ainda com o diretor-presidente da Mútua, Cláudio Calheiros, os coordenadores das dez Câmaras Especializadas, as conselheiras federais Darlene Leitão da Silva e Ana Constantina Sarmento, e Saulo Pereira, do Crea Jr/Jovem.  José Tadeu agradeceu a presença das 651 lideranças no ”maior encontro dos últimos anos”.  Para ele, “isso se deve à disposição de Creas, da Mútua e das Entidades Nacionais em traçar os melhores rumos para o Sistema Confea/Crea”, com público efetivo 30% superior à previsão inicial de 500 participantes.

Destacando a importância de acompanhar de perto as dezenas de Projetos de Lei de interesse da área tecnológica, o presidente do Confea anunciou a entrega às lideranças de um compilado de Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional. Entre eles, o PL 13, de 2013, que caracteriza as atividades da engenharia e da agronomia como típicas de Estado. José Tadeu também informou a audiência, mantida na manhã de 26 de fevereiro, com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para entregar o texto final relativo à representação do Plenário do Confea segundo o modelo federativo, aprovado durante o 8º Congresso Nacional de Profissionais.

Novos coordenadores se manifestam

Durante a solenidade, coordenadores titulares e adjuntos das Câmaras Especializadas se manifestaram falando das principais questões de cada área de atuação profissional.

Pela Agrimensura, William Bittencourt, (Crea-AC), coordenador-adjunto, afirmou que “o manual de fiscalização continuará sendo trabalhado  como   uma das atividades principais visando uniformizar os procedimentos em todos os Creas”.

Coordenador-adjunto da Câmara de Engenharia Industrial, Ronaldo dos Santos (Crea-PI), informou o plano de trabalho do grupo e vai “procurar atender as expectativas, inclusive com a solução da participação dos técnicos no Sistema”.

 Já o coordenador de Química, Carlos Anjos (Crea-SP), se mostrou preocupado com as questões que envolvem  Creas e os Conselhos Regionais de Química”.

Nelson Burille, (Crea-RS), coordenador da Câmara Especializada de  Segurança do Trabalho, agradeceu a condução ao cargo e, além da definição de um programa de trabalho e do  calendário reuniões, disse que os membros da coordenadoria pretendem intensificar a  fiscalização por meio das parcerias com órgãos como o Ministério Trabalho, Corpo de Bombeiros e  Defesa Civil, visando dar segurança ao cidadão comum”.

Gilberto Ferreti (Crea-SC), coordenador de Engenharia Florestal, agradeceu o presidente José Tadeu, “que não mediu esforços para criar a nossa Câmara” e anunciou que o grupo definiu 15 propostas a serem concretizadas ainda este ano. “Entre elas, intensificar a fiscalização”.

Por sua vez, Rosicler Vanti (Crea-SC), coordenadora das Comissões de Ética dos Creas, garantiu “o desenvolvimento de ações para fortalecer a conduta ética entre os profissionais e padronizar ações das comissões regionais,  priorizando  um trabalho em harmonia, com o apoio do Confea”.

Saulo Pereira, coordenador do Crea Jovem, reforçou o “fortalecimento das entidades de classe”. Para ele, uma das formas de aproximar os jovens do Sistema é estimular “que os acadêmicos participem das reuniões das entidades que são a base do Sistema”. Saulo também pediu apoio para agilizar o trâmite do Projeto de Lei 741, que regulamenta o Crea JR/Jovem.

"Feita a lição de casa"

Falando pela Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, a conselheira federal Ana Constantina Sarmento disse que o ano será de muito trabalho: “Teremos demandas para tratar e elas serão traduzidas em ações. Todas as propostas vindas das Câmaras serão observadas com olhar diferenciado para entender e atender solicitações das bases”.

Darlene Leitão e Silva, coordenadora da Comissão de Ética e Exercício Profissional, tratou da “satisfação de participar de um momento ímpar, quando se comemora os 80 anos Sistema Confea/Crea”. Para ela, no exercício de 2014 “a meta é buscar resultados, mesmo pequenos, já será positivo”.

Gumercindo Ferreira da Silva, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, agradeceu a recondução ao cargo e disse que, entre as linhas de ação para 2014, está “o planejamento estratégico, a revisão de Resoluções do Sistema, e o desenvolvimento de parcerias que levem os profissionais a participar da definição de políticas públicas para o país”. Gumercindo também chamou atenção para o debate sobre o Marco Regulatório da Mineração.


O presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, parabenizou o Sistema pela demonstração de força e mobilização

Cláudio Calheiros, diretor-presidente da Mútua, também se dirigiu aos participantes da solenidade de encerramento do 3º Encontro de Líderes Representantes: “Mais uma vez o Sistema mostra seu poder de mobilização. A Mútua elegeu coordenadores das cinco regiões e discutiu a implantação do Programa de Qualidade ISO 9001”.

Telamon Firmino Neto, presidente do Crea-AM e coordenador adjunto do Colégio de Presidentes, falou da elaboração de 21 propostas a serem cumpridas este ano. Para ele, uma das mais significativas foi a moção de apoio ao Crea JR/Jovem pela legitimidade do fórum no Sistema. "No futuro, eles ocuparão nossas mesas de honra, renovando as lideranças”, afirmou.

Flávio Correia de Sousa, presidente do Crea-DF e anfitrião do evento, disse que “2014 será um ano difícil, mas que a união facilitará boa parte da caminhada”. Flavio destacou o processo democrático que marca as discussões dentro do Sistema Confea/Crea. “Essa atitude visa ao interesse comum”, celebrou.

Ao encerrar a solenidade, José Tadeu da Silva agradeceu e disse contar com o apoio de todos, citando cada um dos componentes da mesa de honra. “Este presidente e o Confea contam muito com cada um de vocês, coordenadores, conselheiros e presidentes de Creas. Todos são importantes”. 

José Tadeu disse que, durante três dias, “foi feita a lição de casa”, demos o pontapé inicial. Conseguimos fazer o essencial, reunir e eleger as coordenadorias, definir a programação e o planejamento de cada coordenadoria”.

Confira o calendário de reuniões ordinárias


O diretor de Benefícios da Mútua, engenheiro agrônomo Ricardo Antonio de Arruda Veiga (ao centro), acompanhou o encerramento ao lado do presidente da Confederação dos Engenheiros do Brasil (Confaeab), engenheiro agrônomo Angelo Petto Neto (à direita), e do conselheiro federal suplente, engenheiro agrônomo Ibá dos Santos Silva (à esquerda)


O diretor financeiro da Mútua, técnico em Edificações Lino Gilberto da Silva, acompanhou as considerações finais do 3º Encontro de Representantes do Sistema 


O diretor administrativo da Mútua, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira, e o diretor geral da Mútua-PA, engenheiro agrônomo Elias da Silva Lima, também prestigiaram o encerramento do Encontro

Fonte: Confea

Fotos: Flávio Mottola (Acme/Mútua)

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.