Kassab reconhece importância do Sistema Confea/Crea. Ministérios do Trabalho e da Previdência recebem proposta de federalização do plenário federal

Durante o 3º Encontro de Líderes Representantes realizado em Brasília pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. Civil José Tadeu da Silva, manteve um encontro informal  com e o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também engenheiro civil por formação e presidente do PSD. Eles se encontraram no horário do almoço, nesta quarta-feira, 26 de fevereiro.

Kassab reconheceu a importância para a engenharia de mais de 650 lideranças debaterem os rumos do Sistema no encontro para definir a pauta anual de ações do Sistema. “A engenharia brasileira é das mais avançadas do mundo e deve esse destaque a suas organizações institucionais, em especial ao Confea, hoje tão bem dirigido por Tadeu”, elogiou.

Para o líder o PSD, o encontro “foi mais uma oportunidade informal, dentro da formalidade do Encontro de Líderes, de acompanhar os avanços que, por intermédio do Confea, a engenharia tem conquistado para o Brasil e para a categoria”.

Federalização do plenário – Acompanhado pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e pelo assessor parlamentar do Confea, Pedro Lopes, José Tadeu externou a legitimidade do texto aprovado pelo Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), que reflete o sentimento de mais de um milhão de profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua

Em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, prestigiada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e por assessores dos ministérios, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva e o assessor parlamentar do órgão, Pedro Lopes Queiros, protocolaram, na manhã desta quarta-feira (26/2), a entrega ao Ministério do Trabalho e Emprego do texto final relativo à representação do Plenário do Confea segundo o modelo federativo, aprovado durante o 8º Congresso Nacional de Profissionais, encerrado no dia 11 de dezembro do ano passado.

O texto aguardará análise e parecer – favorável – do Ministro do Trabalho, para ser encaminhado à Casa Civil e daí será levado para votação no Congresso Nacional.

“Este texto foi aprovado pelo nosso Congresso de Profissionais e, em seguida, pelo plenário do Confea, e demonstra o sentimento de mais de um milhão de profissionais registrados, em prol da federalização de nosso plenário, uma vez que, entre os conselhos criados na década de 40 por Getúlio Vargas, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia é o único que não possui esta representatividade federativa”, esclareceu o presidente do Confea.

A audiência contou com a presença do assessor de Assuntos Parlamentares do Ministério da Previdência Social, Marcos Lacerda; do coordenador de Identificação e Registro Profissional do Ministério do Trabalho, Francisco Gomes dos Santos, do assessor do Ministro do Trabalho e Emprego, Fábio Battistelo; e do secretário de Políticas Públicas de Emprego, Silvani Pereira.

 

 

 

 

 

Fonte: Confea

Fotos: Confea e Renato Alves (Ministério do Trabalho e Emprego)

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.