Crea homenageia profissionais com a Medalha e Inscrição no Livro do Mérito Catar

Eng. Civil Colombo Sales, Governador de Santa Catarina entre 1971 e 1975, discursou em nome de todos os homenageados

O Crea-SC promoveu na noite desta quinta-feira (23) na ACE em Florianópolis a solenidade de Entrega da Medalha do Mérito e Inscrição no Livro do Mérito Catarinense. A homenagem é destinada aos profissionais, entidades de classe, instituições de ensino, empresas públicas e privadas que, de alguma forma, contribuíram com o aprimoramento técnico das profissões, promoveram o desenvolvimento tecnológico e a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses.

Nesta edição foram homenageados sete profissionais: o Eng. Civil Colombo Machado Sales, o Eng. Civil Nei Benito Damo, o Eng. Agr. Jerônimo Antônio Fávero, o Eng. Agr. Raul Zucatto, o Eng. Agrim. Luiz Carlos da Silveira, com a Medalha e Diploma do Mérito Catarinense; e o Eng. Civil Nésio Tumelero e o Eng. Mecânico Caspar Erich Stemmer com a Inscrição no Livro do Mérito Catarinense.

Confira aqui a relação dos homenageados e indicações.

O Eng. Civil Colombo Sales, Governador de Santa Catarina de 1971 a 1975 discursou em nome de todos os homenageados. Agradeceu ao presidente Kita e ao CREA pela homenagem, bem como aos demais companheiros de profissão e citou o tempo e a imprevisão dos acontecimentos. “Na equação do meu viver, deparam-se incógnitas e variáveis surpreendentes que nortearam o desenvolvimento do desempenho das atividades correlatadas com a dignidade de atribuições agradavelmente imprevistas. Deus fez o tempo, mas é humana a equação das circunstâncias.”

Entre as autoridades o Presidente do CREA-SC, Eng. Civil e de Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier; Deputado Estadual José Milton Scheffer, o vice-presidente da Fecam e Prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, o Diretor Geral da Mutua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC, Eng. Agr. Luiz Carlos Coelho; o Coordenador do Colégio Estadual das Entidades de Classe, Eng. Agr. José Carlos Paiva Filho; e o presidente da ACE, Eng. Eletric. Celso Ternes Leal. Confira aqui os homenageados e indicações.

O Presidente do CREA-SC, Eng. Civil e de Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier disse que a homenagem é uma forma de agradecer e preservar a história profissional do estado, enaltecendo o trabalho das pessoas que participaram do processo de valorização da engenharia catarinense. "Todos cumpriram ou ainda cumprem seu papel de agente social transformador, integrados ao cotidiano e ao contexto econômico, político e cultural da sua comunidade. Imaginem quantos anos de experiência profissional temos hoje aqui somados? Quanto conhecimento técnico científico acumulado? Quantas obras e empreendimentos realizados, quantos projetos desenvolvidos, quantas ideias colocadas em prática? Com certeza é algo imensurável.”

Crea homenageia profissionais com a Medalha e Livro do Mérito Catarinense

Destacou o papel fundamental das entidades de classe, instituições de ensino e empresas no processo de fortalecimento e valorização profissional, criando oportunidades de atuação e representação social e política. “A atuação classista não é uma dádiva ou um dever, é uma escolha individual e uma atitude profissional. Cada um dos homenageados trilhou caminhos distintos em suas profissões, mas abraçaram as mesmas causas, sonhos e ideais e recebem também o reconhecimento destas instituições pela indicação de seus nomes.”

O deputado Estadual Milton Shaffer ressaltou a importância de valorizar a categoria profissional. “Esta homenagem é o reconhecimento do trabalho, dedicação competência e, acima de tudo, do amor que cada engenheiro tem pela sua profissão.” Disse que a Alesc e a sociedade catarinense reconhecem as contribuições de cada um dos homenageados. Citou alguns dos grandes desafios sociais tais como o desenvolvimento tecnológico, a mobilidade urbana, a produção de alimentos e o desenvolvimento sustentável. “A solução destes impasses passa pela mão dos profissionais da engenharia.”

O vice-presidente da FECAM, José Castelo Deschamps, falou da necessidade de mudança do modelo de gestão brasileiro para priorizar os investimentos e melhorias nos municípios que reflitam diretamente na qualidade de vida da população. Destacou o envolvimento e a contribuição do CREA-SC e da ACE na mobilização pelas obras do anel viário da Grande Florianópolis, obra indispensável para a região.

Durante a solenidade também foi realizada a posse solene da diretoria do CREA-SC Gestão 2014, tendo como membros: Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier (Presidente), Gilson José M. Gallotti (1º Vice Presidente), Fernanda Mª Vanhoni (2ª Vice-presidente), Wilson Cesar Floriani Junior (1º Secretário), Amauri Forlin (2º Secretário), Reginaldo Rocha Filho (3º Secretário), Carlos Koyti Nakazima (1ºTesoureiro) e José Augusto da Matta Guedes (2º Tesoureiro).

Fonte: Crea-SC

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.