Mútua apresenta resultados de 2013 na Plenária do Confea

Teve início nesta quarta-feira (22), a Sessão Plenária nº 1047 do Confea, a primeira reunião ordinária do ano, já com a participação dos novos quatro conselheiros federais, que assumiram o mandato em 1º de janeiro último.

Presidente da Mútua apresenta os resultados de 2013

“Parabenizo e dou as boas-vindas aos novos conselheiros, cumprimento os demais conselheiros que continuam conosco e desejo que todos tenhamos um excelente ano de trabalho. Que possamos caminhar juntos – Confea, Crea e Mútua -, fortalecendo o Sistema”. Assim, o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, iniciou a primeira apresentação da Mútua do ano na Plenária no Confea.

A participação da Mútua na Plenária foi marcada pela exposição dos números e resultados da Instituição no ano de 2013. O presidente da Mútua mostrou gráficos comparativos dos anos anteriores em relação ao ano passado, enfatizando a evolução e o crescimento da Mútua. Calheiros detalhou os números de 2013, referentes a diversos indicadores, como números de associados (mais de 69 mil), concessões de benefícios (3.763, totalizando mais de R$ 72 milhões), receitas e despesas e outros indicadores.

Calheiros ponderou que os resultados refletem o trabalho de aproximação com os profissionais que a Mútua vem desenvolvendo. “Esses números mostram que os benefícios estão chegando aos profissionais em todos os Estados. Isso só foi possível pela descentralização administrativa que a Mútua efetivamente tem feito com suas regionais”.



O presidente da Mútua, Cláudio Calheiros (à direita), mostrou gráficos comparativos, enfatizando a evolução e o crescimento da Instituição. À esquerda, José Tadeu, presidente do Confea, e, ao centro, o atual vice-presidente do Conselho, conselheiro Júlio Fialkoski

Anuidade e Planos de Saúde

O presidente da Mútua ainda respondeu alguns questionamentos dos conselheiros sobre anuidades e plano de saúde, dentre outros assuntos. Com relação às anuidades, Calheiros mostrou o link no site da Mútua onde os associados podem emitir os boletos e lamentou que ainda existem associados que deixam de pagar essa pequena taxa, que visa custear os benefícios sociais que a Mútua oferece. Ainda sobre este tópico, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, recomendou que a anuidade da Mútua deve ser enviada as profissionais junto com a anuidade dos Creas. Em sua fala, Tadeu também reforçou o cumprimento do recolhimento e repasse pelos Creas do percentual das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para a Mútua.

Sobre planos de saúde, serviço que a Mútua oferece através de convênio com a empresa Qualicorp, o presidente da Mútua destacou que diversas ações estão sendo estudadas com foco na melhoria desse serviço. O presidente do Confea também comentou o assunto e ressaltou que é papel da Mútua, e não dos Creas, a oferta de planos de saúde aos profissionais. Calheiros completou que no período de janeiro a março de 2013 houve um aumento considerável na associatividade da Mútua em virtude da transferência dos planos de saúde oferecidos pelo Crea-SP para a Mútua.

A Plenária do Confea, que tem na pauta mais de 230 itens, será finalizada na sexta-feira, e, entre os itens de destaque, estão as escolhas do vice-presidente do Confea, do membro do Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema (Prodesu), dos coordenadores das Comissões, representes do Plenário no Conselho de Comunicação e Marketing e no Grupo de Trabalho sobre Engenharia Clínica. Serão realizadas eleições para o Conselho Diretor, para a Comissão Eleitoral Federal, para o Chanceler e integrantes da Comissão do Mérito (grupo destinado a apreciar as indicações de nomes de profissionais, instituições de ensino, entidades de classe e pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído para a valorização e a regulamentação das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea e Mútua ou para o desenvolvimento tecnológico do país para receberem a homenagem).


Atentos à apresentação, o gerente administrativo e de Tecnologia da Mútua Lúcio dos Anjos, o superintendente Paulo Roberto de Queiroz Guimarães e o diretor executivo financeiro Lino Gilberto da Silva

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Flávio Mottola – Acme/Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.