Presidente da Mútua é homenageado pela Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos


O presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, recebeu do engenheiro agrônomo José Roberto Silva Hernandes (à direita) – que na solenidade representou o presidente da SEEA -, e do presidente do Crea-ES, engenheiro agrônomo Helder Paulo Carnielli (à esquerda) o certificado de amigo da SEEA.  À esquerda na foto , o ex-presidente da SEEA e Gerente de Fiscalização do Crea-ES, engenheiro agrônomo José Adilson de Oliveira, e o ex-Presidente do Crea-ES, engenheiro agrônomo Valter José Matielo, que também prestigiaram a entrega da homenagem à Calheiros

O Crea-ES realizou nessa segunda-feira (16), sua última Sessão Plenária do ano, a de número 979, no Cerimonial Oásis, em Vitória (ES), com a presença de mais de 330 convidados, entre conselheiros regionais, inspetores, funcionários, profissionais, estudantes, empresários, autoridades, representantes de instituições de ensino e de entidades de classe.

O presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, participou do evento e foi homenageado, recebendo da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) o certificado de "Amigo da SEEA".

Abertura da 979ª Sessão Plenária 

O presidente do Crea-ES, engenheiro agrônomo Helder Carnielli, convidou para compor a mesa solene os deputados estaduais engenheiro Paulo Roberto, engenheiro Esmael Almeida e Atayde Armani; o vereador de Vitória, engenheiro Sérgio Augusto de Magalhães e Souza; o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr; o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, o vice-presidente do Crea-ES, engenheiro civil José Antônio do Amaral Filho; o diretor administrativo do Crea-ES, engenheiro mecânico e civil Geraldo Rossoni Sisquini; e o secretário de Estado da Educação, professor Klinger Marcos Barbosa Alves. 

“Sem dúvida, os avanços conquistados em 2013 ficarão marcados na história do Crea-ES. São muitos os responsáveis pelas melhorias e mudanças ocorridas em nosso Conselho. Contamos com a dedicação e o empenho tanto de estudantes que compõem o CreaJr-ES quanto dos profissionais mais experientes, entre eles vários já aposentados, que fazem um trabalho honorífico, sem nenhum tipo de remuneração, em prol da instituição e pela valorização profissional, integrando diversos espaços como a Diretoria, o Plenário, os Grupos de Trabalho e as Inspetorias do Conselho. Merecem destaque, também, os funcionários, colaboradores e estagiários do Crea-ES que não medem esforços para atingir a excelência na prestação de serviços. Por fim, agradeço aos mais de 29 mil profissionais e seis mil empresas com registro em nosso Conselho e que, em seus campos de atuação, contribuem para um Espírito Santo melhor para todos que aqui nasceram ou escolheram morar. A todos o meu muito obrigado”, declarou o presidente Carnielli. 

Durante a Plenária, os conselheiros do Crea-ES que encerram o mandato (triênio 2011/2013) neste mês de dezembro receberam certificados pelos serviços relevantes prestados à Nação e foram prestadas homenagens aos profissionais que se destacaram ao longo do ano.

Além disso, foram assinados o protocolo de intenções entre o Crea-ES e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o convênio entre o Conselho e a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá (PMSMJ). O primeiro tem por objetivo agilizar os processos referentes à aprovação de cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Pública de Ensino do Espírito Santo. Já a parceria com a PMSMJ é voltada para projetos de Engenharia e Agronomia Social no município, que inclui projetos para construção e reforma de casa para famílias de baixa renda, auxílio na regularização fundiária, orientação técnica e econômica voltados para o setor agrícola entre outros pontos. Além do Crea-ES e da Prefeitura, participam do referido termo a Escola Família Agrícola de São João do Garrafão; Incaper, Idaf, Senar/ES, SEEA, Aefes e cooperativa Agropecuária Centro Serrana. A iniciativa contou com a parceria do Deputado Estadual Atayde Armani, juntamente com o Grupo de Trabalho Engenharia e Agronomia Pública do Crea-ES. 


Calheiros parabenizou o Crea-ES e os profissionais capixabas por mais um ano de dedicação e compromisso 

Medalha do Mérito Estadual do Sistema Confea/Crea e Mútua

Outro homenageado do ano foi o engenheiro civil José Maria Rodrigues Nicolau, que recebeu a medalha do Mérito Estadual do Sistema. A indicação foi feita pelo magnífico reitor da Universidade de Vila Velha (UVV), Manuel Ceciliano Salles de Almeida, e aprovada em Sessão da Comissão de Ética Profissional e pelo Plenário do Crea-ES. 

A medalha do Mérito expressa o reconhecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua e é conferida a profissionais que tenham sua carreira marcada pela prestação de serviços importantes ao Conselho Federal, aos Conselhos Regionais, às profissões, à regulamentação profissional e ao aprimoramento técnico-profissional. 

Prêmio Destaque Profissional 

O Plano Estratégico 2012-2017 do Crea-ES tem como um de seus eixos a valorização dos profissionais da área tecnológica abrangidos pelo Conselho. Uma das iniciativas implementadas em 2013 foi a criação do Prêmio Destaque Profissional do Ano. São nomes lembrados por terem contribuído efetivamente para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Espírito Santo. 

Eng. Civil Marco Antonio Barboza da Silva 
Eng. Agrônomo Antonio de Pádua Motta 
Téc. em Agropecuária Dimas Piontkovsky 
Téc. em Eletrônica Edson Wilson Bernardes França 
Eng. Florestal Eugenio Jose Agrizzi 
Eng. Civil Rodrigo Américo Pereira 
Eng. Eletricista Teodiano Freire Bastos Filho 
Téc. em Agropecuária Vitalino Fermo 

Livro do Mérito (homenagem póstuma) 

Confira os nomes dos profissionais já falecidos que foram homenageados com o nome gravado no Livro do Mérito. Familiares e amigos dos profissionais foram convidados a comparecer à Sessão Plenária.
Eng. Florestal e Seg. Trab. Amélio Botelho de Almeida 
Eng. Agrônomo Antonio Carlos Sardenberg de Barros 
Téc. em Agropecuária Evandro Braga Nunes 
Eng. Mecânico e Seg. Trab. José Antônio Saadi Abi-Zaid 
Téc. em Eletrotécnica Oséas Ramos da Silva 
Eng. Civil Osvaldo Lofêgo Netto 
Téc. em Agropecuária Paulo Sérgio Wetler 
Eng. Agrônomo Valério Ribon 

Láurea ao Mérito 

Outro momento da 979ª Sessão Plenária Solene foi quando o ex-presidente do Crea-ES, Eng. Agrônomo Valter José Matielo, entregou ao atual presidente do Crea-ES, Eng. Agrônomo Helder Carnielli, e para o presidente da Associação de Funcionários do Crea-ES (Ascrea), Antonio Carlos Tuão, exemplares da Láurea ao Mérito. “Quero agradecer ao amigo Carnielli e a todos os funcionários do Crea-ES. Divido com eles, da maneira que posso, a honra e a felicidade de ter sido galardoado com a Medalha do Mérito que recebi em em setembro de 2013, durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, em Gramado (RS)”, disse emocionado. 

A Medalha do Mérito é dada aos profissionais que têm a trajetória marcada pela realização de relevantes serviços prestados à Engenharia e Agronomia do Brasil. 
 

Amigo da SEEA 

O diretor-presidente executivo da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Pereira Calheiros, recebeu da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) o certificado de Amigo da SEEA. 

Comenda Cidadão Vitoriense 

Durante a Sessão Plenária Solene, o presidente do Crea-ES, engenheiro agrônomo Helder Carnielli, recebeu das mãos do vereador de Vitória, engenheiro Sérgio Augusto de Magalhães e Souza, o Serjão, o título de Cidadão Vitoriense, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores da Capital. 

 

 

Fonte: Crea-ES e Acme/Mútua

Fotos: Gustavo Louzada

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.