Iniciada a segunda etapa do 8º CNP

Cerca de 600 lideranças e profissionais devem participar dos dois dias desta 2ª etapa

 

O Sistema Confea/Crea e Mútua assistiu, nesta segunda-feira (9), a abertura da 2ª etapa do 8º Congresso Brasileiro de Profissionais, que tem o objetivo de concluir a discussão das 49 propostas aprovadas na primeira etapa do Congresso, que aconteceu em setembro, na cidade de Gramado (RS). Esta segunda etapa acontece de hoje a quarta-feira, no Centro de Eventos Unique Palace, em Brasília (DF), e conta com a presença de cerca de 600 pessoas.

O presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, lembrou a importância do tema norteador deste 8º CNP – Marco legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional -, que, para ele, está diretamente ligado à formação dos profissionais, às instituições de ensino e ao desenvolvimento do País. Além disso, Tadeu destacou que o momento é bastante oportuno para que o Sistema reflita sobre seu marco legal. “O Brasil passa por um momento ímpar com relação aos nossos profissionais. Precisamos refletir e atualizar nossas legislações para, assim, mostrarmos, cada vez mais, que estamos preparados e dispostos a contribuir para o desenvolvimento e progresso da nossa Nação”, ressaltou.

José Tadeu: "Precisamos mostrar que estamos preparados e dispostos a contribuir para o desenvolvimento da Nação”

 

O presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, enfatizou a presença de profissionais de todo o País nesta segunda etapa do CNP. “Esperamos que, de uma forma bastante participativa, possamos aprovar as propostas que foram apresentadas, discutidas, e sistematizadas na 1ª etapa do CNP. É muito bom ver essa mobilização de todo o Brasil na melhoria das nossas profissões”, afirmou. Calheiros ainda parabenizou o Confea pelos 80 anos do Sistema, data que será comemorada na próxima quarta-feira, 11 de dezembro, com uma sessão solene na Câmara dos Deputados.

Além dos presidentes do Confea e da Mútua, também compuseram a mesa de abertura o presidente do Crea-DF, engenheiro civil Flávio Correia de Souza, a conselheira federal engenheira eletricista Ana Constantina (representando o Plenário do Confea), o coordenador nacional da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Agronomia, engenheiro agrônomo Juarez Morbini Lopes (representando todos os coordenadores de Câmaras Especializadas), e o Coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), engenheiro de Alimentos Gumercindo Ferreira da Silva.

Calheiros: "É muito bom ver essa mobilização de todo o Brasil na melhoria das nossas profissões”

 

Início dos trabalhos

Após a abertura solene, foi formada a Mesa Diretiva dos Trabalhos para condução dos debates, de acordo com o regimento do CNP. Nesta etapa, 49 propostas aprovadas em Gramado fundamentarão cinco anteprojetos de lei, três anteprojetos de decretos-lei, três minutas de resolução e uma minuta de resolução normativa, que sintetizam os trabalhos desenvolvidos na primeira etapa e nas oitivas regionais posteriores.

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Flávio Mottola (Acme/Mútua)

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.