Dia do Engenheiro Eletricista é comemorado em 23 de novembro

O Engenheiro Eletricista, profissional especializado em todos os âmbitos ligados à energia elétrica, desde a geração, a transmissão, o transporte até a distribuição, é referenciado amanhã, 23 de novembro, Dia do Engenheiro Eletricista. Esses profissionais têm uma extensa área de atuação, podendo desempenhar suas funções em projetos de eletrotécnica direcionados à potência da energia, na construção e aplicação de sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas, em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências e, ainda, com projetos e construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.

O mercado de trabalho para engenheiros eletricistas, assim como para as outras engenharias, está em alta. Alguns dos fatores que aquecem o setor são as obras de infraestrutura necessárias para o crescimento do País, como a construção de usinas geradoras de energia elétrica, obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016 e a descoberta do pré-sal.

As áreas de eletrotécnica e automação têm absorvido grande parte dos profissionais, mas os segmentos de pesquisa e desenvolvimento em empresas de energia, computação e telecomunicações também têm se destacado como um grande espaço para os engenheiros eletricistas. As melhores oportunidades para esses profissionais no Brasil estão nos polos industriais do Sul e Sudeste, contudo, o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste geram expectativas de ampliação na demanda por engenheiros eletricistas.

Momento é oportuno para a categoria


Salvador: “Atualização permanente do conhecimento, aprendizagem multidisciplinar, posturas e práticas de responsabilidade ambiental valorizam a profissão”

 

Para o diretor de Tecnologia da Mútua, engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha, a profissão está em um momento de transformação e de oportunidades. “Estamos vivendo uma época de crescimento econômico acelerado e isso cria novas oportunidades e novos desafios para os engenheiros eletricistas. Vemos, também, um dinamismo tecnológico elevado, em que novas tecnologias surgem a cada momento, e, ainda, uma expansão dos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior. Portanto, vivenciamos um período e um ambiente propício para o desenvolvimento da atividade da Engenharia Elétrica”, avalia.

Essa atual conjuntura no campo da Engenharia Elétrica gera, além das inúmeras oportunidades, uma série de responsabilidades aos profissionais, conforme comenta o diretor da Mútua. “Isso traz novos desafios, como a necessidade de atualização permanente do conhecimento, o cultivo da aprendizagem multidisciplinar e a adoção de posturas e práticas de responsabilidade ambiental. Tudo isso valoriza a profissão e, ao mesmo tempo, cria desafios para que os engenheiros eletricistas contribuam para o desenvolvimento do nosso País”.

Benefícios da Mútua ajudam na qualificação dos profissionais

Ao buscar aprimoramento profissional e qualidade de vida, os engenheiros eletricistas e demais profissionais da área tecnológica têm na Mútua uma grande aliada. Contando com onze benefícios reembolsáveis e três sociais oferecidos pela Caixa de Assistência, os profissionais têm mais tranquilidade para desempenhar suas funções.

“Como diretor da Mútua, recomendo que todos os profissionais conheçam a Instituição. Os benefícios que ela oferece e os serviços de apoio profissional podem ajudar bastante no desenvolvimento profissional. Por exemplo, quem está começando agora pode solicitar o benefício Empreendedorismo. Quem já está no mercado e deseja ampliar seu negócio, pode contar com o Equipa Bem para a aquisição de novos equipamentos. No âmbito do crescimento profissional, temos o benefício Educação, para a realização de cursos técnicos, aperfeiçoamento, graduação, especialização, extensão, mestrado e doutorado”, destaca Salvador.

Como mensagem pelo Dia do Engenheiro Eletricista, o diretor da Mútua reitera a importância da atualização profissional e lembra o lado social da profissão. “Que os estudantes de engenharia aproveitem o aumento das Universidades para adquirir o máximo de conhecimento possível, sabendo que depois terão que dar continuidade a esse aprendizado. Aos profissionais que já estão no mercado, enfatizo a necessidade de se buscar conhecimentos atualizados e de conhecer as novas tecnologias. Certamente, todos eles – os novos profissionais e os que já estão no mercado – podem contribuir bastante para a melhoria de vida no nosso País, colocando seus conhecimentos e colocando os serviços inerentes à área de Engenharia Elétrica à disposição das comunidades, principalmente daqueles mais carentes”.

 

 

Fonte: Acme/Mútua

Foto: Acme/Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.