XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia é aberto em Cuiabá

Ex-ministro da Agricultura, engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, visita a Diretoria Executiva da Mútua, no estande da Instituição. A partir da esquerda: Luiz Alberto Freitas Pereira, Cláudio Calheiros, Roberto Rodrigues, Ricardo de Arruda Veiga e o presidente da Confaeab, Angelo Petto Neto

Mais de dois mil participantes, entre profissionais, estudantes e representantes de entidades da área, assistiram, na noite de ontem (19), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), a abertura do XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que nesta edição discute a segurança alimentar e nutricional, assunto de grande relevância para todo o mundo, que sofre com o alarmante número de quase 1 bilhão de pessoas passando fome. Outro eixo temático aborda as políticas públicas e as iniciativas de setores privados na construção de cadeias de custodias de alimentos saudáveis. O evento conta, ainda, com feira de exposições – onde a Mútua mantém estande – e a 1ª Reunião de Conselheiros Regionais e Federais da Agronomia.

O 28º CBA é promovido pela Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AeaMT). O patrocínio é do Confea,  Crea-MT e Mútua, contando, ainda, com o apoio de diversos órgãos como a Companhia Nacional de Abastecimento e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Fizeram parte do dispositivo de honra da cerimônia de abertura: José Tadeu da Silva (presidente do Confea), Angelo Petto Neto (presidente da Confaeab), João Dias Filho (presidente da AeaMT), Juares Silveira Samaniego (presidente do Crea-MT), Jary de Carvalho e Castro (presidente do Crea-MS e coordenador do Colégio de Presidentes), Marcos Fabrício (secretário de Turismo, representando o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes), João Carlos de Souza Maia (reitor da Universidade Federal de Mato Grosso), Cláudio Calheiros (diretor-presidente da Mútua), Juarez Morbini (coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia) e a conselheira federal Ana Constantina (representando o plenário do Confea). Chico Costa, superintendente federal do Mapa, representou o ministro Antonio Andrade. O secretário-adjunto de Agricultura de Cuiabá, Juarez Fiel, o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nelson Borges, o diretor da faculdade de Medicina Veterinária de Mato Grosso, Emílio de Azevedo, eo secretário de Turismo do Mato Grosso, Marcos Fabrício, também participaram da abertura do CBA.

Representando a Mútua, participam do evento, além do presidente Calheiros, o diretor de Benefícios, engenheiro agrônomo Ricardo Antonio de Arruda Veiga, o diretor administrativo, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira, e diversos diretores regionais. Na abertura, o presidente da Mútua foi homenageado com o Troféu de Honra ao Mérito da Agronomia. Em sua fala, Calheiros destacou a “mobilização promovida pelo Confea e Confaeab para reunir estudantes e profissionais para debater temas importantes”. Ele também defendeu a reconstrução das equipes técnicas das prefeituras, Estados e mesmo governo federal com a contratação dos profissionais reunidos pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

O Troféu de Honra ao Mérito recebido pelo presidente Calheiros. Ao seu lado, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva

 

O estande da Mútua no dia de abertura do evento. Da esquerda para a direita: colaboradora da Regional MT, Suzana Chaves, Luiz Alberto Freitas Pereira, Elias da Silva Lima (diretor geral da Mútua-PA), Marciane Prevedello Curvo (diretora geral da Mútua-MT), Cláudio Calheiros, Antônio A. Diniz de Medeiros (diretor geral da Mútua-PB), Ricardo de Arruda Veiga e a colaboradora da Mútua-MT, Camilla M. Figueiredo e Silva.

 

Palestra de abertura e programação

A conferência de abertura “Os desafios estratégicos do Brasil em segurança alimentar” foi proferida pelo chefe do escritório da FAO/ONU no Brasil, engenheiro agrônomo Alan Jorge Bojanic Helbinger, que alertou sobre o crescente aumento populacional e a demanda por alimentos. Para ele, o Brasil vem modificando sua postura produtiva e já se tornou um grande exportador mundial de alimentos, o que o torna aliado no combate à fome no mundo. 

A Mútua conta com estande no CBA para atender os profissionais que participam do evento. No local, profissionais e associados podem tirar dúvidas sobre os benefícios da Mútua, novos regulamentos e, também, podem fazer a sua inscrição na Caixa de Assistência.

O CBA prossegue até sexta-feira e conta com uma programação bastante completa com palestras, painéis, conferências, além da Feira da Agroindústria Saudável (FAS) e a 1ª Reunião de conselheiros federais, conselheiros regionais e profissionais da Agronomia do Sistema. Confira em http://congressodeagronomia.com/.

 

Calheiros dá entrevista à TV sobre a participação da Mútua no Congresso

 

Fonte: Mútua, com informações do Crea-MT, Confea e Assessoria do CBA

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.