Datas das oitivas nos estados serão divulgadas até o final da semana


O assessor especial da Presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para o 8º Congresso nacional de Profissionais (CNP), Edison Macedo, coordenou os trabalhos da Reunião Preparatória para a 2ª Etapa do 8º CNP, realizada na terça-feira (29) e transmitida ao vivo pelo site do Confea. Na ocasião, os coordenadores dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEP), os integrantes da mesa diretora do CNP eleita em Gramado, durante a primeira etapa, os integrantes da Comissão Organizadora Nacional do evento e os profissionais que atuaram como facilitadores nos grupos de trabalho da primeira etapa do congresso receberam orientações para a realização das oitivas nos estados, que serão realizadas até 14 de novembro. 
O presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, destacou a importância desse trabalho. “Estamos aqui para dialogar sobre essas 49 propostas, para que, ao retornarem aos seus estados, vocês possam levar conhecimento para que os Creas entendam o papel das oitivas. Isso vai facilitar enormemente a segunda etapa do Congresso e, para isso, vocês atuarão como balizadores, ou melhor, a chave para que as oitivas sejam um sucesso”, afirmou o presidente.
O primeiro estado a realizar a oitiva foi o Pará, no dia 25 de outubro. Segundo o coordenador estadual do 8º CNP, engenheiro civil Harold Stoessel Sadalla, o evento reuniu 80% dos delegados do estado. “Tivemos a oportunidade de aprofundar o entendimento em relação a cada uma das 49 propostas”, disse Sadalla. Até o final da semana será divulgado o calendário de oitiva nos estados e o nome dos facilitadores, que poderão participar dos trabalhos estaduais.
A segunda etapa do 8º CNP será realizada entre 8 e 11 de dezembro, em Brasília, quando serão discutidos e validados os resultados sistematizados da 1ª etapa. Ao final dos trabalhos, haverá Sessão Plenária Extraordinária do Conselho para recebimento formal das propostas e devidos encaminhamentos dos resultados do CNP. A mudança de data do Congresso – inicialmente programado para o período de 9 a 11 de novembro – foi motivada, entre outros fatores, pela realização das comemorações dos 80 anos do Confea, que será no dia 11 de dezembro. Nesta data, às 10h, será realizada sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados, onde são esperadas lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. 


Balanço da primeira fase do Congresso
Até chegar à segunda etapa do CNP, foram realizados 500 eventos precursores, entre março e julho, com a participação de aproximadamente 50 mil profissionais que apresentaram 10 mil proposições. Em uma etapa de sistematização, essas propostas foram consolidadas em 1500 e apresentadas, entre maio e julho, nos 27 Congressos Estaduais, onde estiveram reunidos 4 mil participantes. Dessa etapa estadual, renderam 438 proposições, posteriormente consolidadas em 61 propostas nacionais que foram levadas à primeira etapa, realizada em Gramado entre 11 e 14 de setembro. Essa fase nacional reuniu 1.035 participantes, sendo 493 delegados, 84 convidados e 493 profissionais. Nessa etapa e após apreciação das 61 sugestões, chegou-se às 49 Propostas Nacionais Sistematizadas.

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.