Confea é destaque no Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais

Coordenador do painel Formação e Atuação Profissional, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, participou na manhã de hoje (18/10), do Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais realizado em Florianópolis (SC), pela Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina.

“Das cerca de quatro mil atividades profissionais, apenas 29 são regulamentadas no país, o que considero um privilégio em função da nossa responsabilidade em relação à segurança do cidadão e da sociedade de um modo geral”, destacou José Tadeu.
“Este é um momento que nos permite refletir sobre nossas obrigações profissionais”, afirmou antes de passar a palavra para a palestrante do painel, Cláudia Griboski, pedagoga e diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tendo ainda como debatedora Regina Celi de Souza, presidente do Conselho de Biblioteconomia, o tema atraiu a atenção dos participantes do encontro.
Enquanto a maioria dos palestrantes concorda que “o papel dos Conselhos é de Estado”, a diretora do Inep reconhece a importância da parceria feita entre o Inep e os conselhos na avaliação dos cursos e faculdades: “Com seus representantes, os conselhos profissionais ajudam no time de quatro mil avaliadores do Inep, o que permite um dinamismo técnico nas avaliações. São eles que nos dizem o que um laboratório tem que oferecer, e avaliar o conteúdo dos programas ofertados aos alunos”.
Com 7.228 cursos avaliados em 2012, o Inep, segundo Cláudia, “analisa e avalia se o curso atende ao perfil do aluno partindo do princípio de que educação é um bem público e deve ser preservada pelo Estado para o bem de toda a sociedade e desenvolvimento do país”.

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.