Ouvidor da Mútua participa de seminário no Confea

O ouvidor da Mútua, o técnico em edificações e economista Luzimar Pereira, participou, na segunda e na terça-feira (14 e 15), do IV Seminário Nacional de Ouvidores do Sistema Confea/Crea e Mútua, promovido pelo Confea.


O ouvidor da Mútua, Luzimar Pereira, entrega o certificado de participação no seminário à Advogada da União e conciliadora da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF/CGU), Hélia Maria de Oliveira Bettero, uma das palestrantes do evento

Com o objetivo de debater melhorias e o aprimoramento do sistema de Ouvidorias, tanto do Confea, como dos Creas e da Mútua, o seminário reuniu representantes dessas Instituições e trouxe palestrantes de alguns órgãos, como TCU e CGU, para uma socialização de boas práticas em Ouvidorias.

O IV Seminário Nacional de Ouvidores do Sistema Confea/Crea e Mútua também abriu espaço para que os Conselhos Regionais apresentassem suas experiências de implementação e gestão das Ouvidorias. Representantes dos Creas de Santa Catarina, Ceará, Pará, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Paraíba e Bahia, além de integrantes da ouvidoria do Confea, expuseram suas realidades frente às Ouvidorias do Sistema.

 “As palestras do seminário foram bastante enriquecedoras e a troca de experiência foi muito produtiva, pois um detalhe que para nós pode parecer banal, para outro ouvidor pode ser a solução. A experiência dos palestrantes foi outro ponto importante. As informações que eles nos repassaram nos deu uma nova visão de como melhorar nosso trabalho”, comentou o ouvidor da Mútua.

As ouvidorias do Sistema

Atualmente, 25 Creas possuem Ouvidorias. Para os representantes dos Creas que ainda não oferecem o serviço, o seminário apresentou-se como um começo para a criação de suas Ouvidorias. “Participei do III seminário de Ouvidores, em 2012, e, na ocasião, 3 ou 4 Creas não estavam presentes. Este ano, todos os Creas enviaram representantes, até mesmo os que ainda não tem Ouvidorias. Ou seja, todos os Creas estão vendo a importância da Ouvidoria, estão buscando participar dos eventos e, a cima de tudo, têm interesse em implementar o serviço”, ponderou Luzimar Pereira.

Na Mútua, o setor foi estruturado em outubro de 2012 e a Instituição tem trabalhado para aperfeiçoar o serviço, conforme explicou Luzimar: “Ainda no seminário do Confea, surgiu a oportunidade do TCU nos fornecer, gratuitamente, um sistema de gestão de Ouvidorias que irá facilitar muito o trabalho.  Esse assunto ainda será discutido com a diretoria da Mútua, mas temos essa intenção de cada vez mais aperfeiçoar nossa Ouvidoria e vejo que o corpo diretivo da Mútua enxerga a importância desse serviço para a gestão”, disse.


Participantes do IV Seminário Nacional de Ouvidores do Sistema Crea/Confea e Mútua

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Confea

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