Crea-PR investe em tecnologias em nome da excelência na sua fiscalização

A implantação do Departamento de Fiscalização (DEFIS) na estrutura do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), em 2012, é um marco na mudança de paradigma na fiscalização do Conselho. 
A unidade passou a centralizar e concentrar a atividade exclusiva da fiscalização, executando diversas ações, desde a rotina básica focada no combate ao exercício leigo das profissões, até fiscalizações mais complexas, de cunho orientativo e preventivo. Investimentos pesados em tecnologia e mão de obra especializada, promovidos pelo presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, permitiram revolucionar o sistema de planejamento e direcionamento da ação fiscalizatória do Conselho. 
O Setor de Planejamento e Controle da Fiscalização do DEFIS é responsável por essa atividade e tem a prerrogativa de realizar o planejamento e o controle centralizado de todas as ações de fiscalização no Paraná. É nesta área do departamento que são elaborados mensalmente todos os planos de fiscalização personalizados para cada fiscal, contendo os municípios a serem percorridos e as fiscalizações de rotina e programadas a serem realizadas no período, além do controle dos resultados.
“Esse tipo de gestão otimiza a disponibilização da mão de obra no Estado, racionaliza a distribuição das rotas e demandas de fiscalização, sempre alinhado ao planejamento estratégico do Conselho e às metas e objetivos do departamento”, explica a gerente do DEFIS, Vanessa Moura.
De acordo com ela, para que todo esse complexo sistema de planejamento seja eficiente, foi necessária a adequação e melhoria dos sistemas informatizados do CREA-PR. Em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Conselho, várias inovações foram implantadas para o DEFIS, por meio de ferramentas como o Tabfisc (programa de fiscalização móvel), SIG (Sistema de Informações Georreferenciadas) e BI (Business Inteligence).
“Hoje no SIG podemos acompanhar em tempo real a ação fiscalizatória. Visualizando o mapa do Paraná, conseguimos localizar a posição atual dos agentes de fiscalização e analisar as informações daquilo que está sendo fiscalizado, com a possibilidade de acessar o Relatório de Fiscalização produzido no momento”, informa a gerente.Tecnologias desenvolvidas.
Entre as tecnologias desenvolvidas e implementadas pelo CREA-PR através do DEFIS estão a criação do TabFISC Off line (aplicativo que permite executar as atividades independente de sinal de operadora de telefonia), evolução do TabFISC Online (melhorias que concedemmais precisão às informações coletadas em campo), atualização na forma de cadastro de roteiros (que permite melhor controle dos roteiros e planos mensais da equipe de fiscalização), atendimento on line de protocolos de denúncia (com foco na melhoria e maior agilidade no atendimento de protocolos de denúncias) e o cadastro de quilometragem de veículos oficiais (para cuidar do patrimônio móvel do Conselho).
Além disso, a fiscalização em tempo real (com relatório de fiscalização feito no tablet e enviado através de conexão 3G), mapa de programação de roteiros (para otimizar o trabalho dos fiscais) e o banco de dados (acesso aos departamentos e regionais do CREA-PR aos dados da fiscalização). O incremento na equipe a partir da contratação de novos fiscais, aliado à evolução tecnológica da fiscalização, vem ao encontro das ações de defesa da sociedade, possibilitando a intensificação em todo o Estado do combate ao exercício ilegal da profissão e à falta de rastreabilidade dos profissionais responsáveis pelas atividades técnicas executadas.

 

Fonte: http://www.tnonline.com.br/

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.