Crea-TO realiza campanha contra o câncer de mama e se manifesta no “Outubro Rosa”


Fachada do Crea-TO enfeitada para o "Outubro Rosa"

Durante o mês de Outubro o CREA se uniu a uma corrente internacional e apóia a luta contra o câncer de mama. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce, para tanto esse mês será dedicado à conscientização da importância do auto-exame.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas, já que de acordo com dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer, em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.

Para a Presidente do CREA, Roberta Castro, a campanha tem por objetivo reforçar a importância de se cuidar da saúde, principalmente daquelas que são a base e a fortaleza que sustenta a sociedade. “A mulher tem que colocar a saúde como prioridade, exames tem que ser feitos com devida periodicidade, além de procurar o seu ginecologista/mastologista, que indicará a necessidade de exames como mamografia, ecografia e outros, de acordo com a idade e histórico familiar”, finalizou.

A Campanha Outubro Rosa foi iniciada na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro. Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

 

Fonte: Crea-TO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.