Confea debate novas resoluções durante o 41º Cobenge em Gramado (RS)

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) participou do 41º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), em Gramado (RS). Na ocasião, além de debater temas relevantes para os profissionais, foi realizada homenagem ao assessor parlamentar, Pedro Lopes de Queirós, ex-presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), entidade idealizadora do evento. O Cobenge representa um dos mais importantes fóruns de discussão brasileiro de temáticas relacionadas à engenharia e nesta edição teve como tema “Educação em Engenharia na era do conhecimento”. “O Sistema Confea e a Regulação Profissional: a implantação das novas resoluções de atribuições” foi tema de palestra ministrada pelos representantes do Confea.  “A interação entre o meio acadêmico e o Confea é importante para o amadurecimento da engenharia no Brasil, principalmente no que se refere às expectativas sobre o futuro das atribuições profissionais que estão presentes nas novas resoluções expedidas pelo Confea”, destacou o conselheiro federal Walter Logatti Filho.
Durante a programação, foram debatidos temas como aspectos de regulação profissional, enfocando os atuais procedimentos de atribuição de títulos, competências e atividades profissionais na área da Engenharia. O evento, realizado no final de setembro, discutiu temas essenciais à educação em Engenharia no Brasil, a fim de compartilhar experiências realizadas nas escolas de engenharia. O Confea foi representado pelo conselheiro federal Walter Logatti Filho, analista Roldão Lima Junior, além do homenageado, o assessor parlamentar, Pedro Lopes de Queirós.

Sobre o Cobenge
O Cobenge é promovido anualmente pela Abenge desde sua fundação em 1973.O evento reúne, praticamente, todos os órgãos oficiais e instituições de ensino ligadas ao setor, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia nacional.
Na edição de 2013, teve como apoiadores o Confea, o Crea-RS, a Capes, o CNPq, entre outros, reuniu mais de 600 participantes, entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam nas várias modalidades da Engenharia.
O próximo Congresso será realizado em Juiz de Fora (MG), no período de 17 a 20 de setembro de 2014, pela Universidade Federal de Juiz de Fora e fará parte das atividades comemorativas dos 100 anos da Escola de Engenharia da cidade.
Para saber mais sobre as edições anteriores, os artigos produzidos, acesse o site da Abenge.

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.