Palestrante enfatiza importância da Engenharia de Custos durante 70ª Soea

O presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec), Paulo Roberto Vilela Dias, abriu sua palestra no último dia da 70ª Soea ressaltando a importância de um bom planejamento orçamentário e detalhado para a realização de uma obra. “Principalmente neste momento em que os investimentos imobiliários encontram-se em franco crescimento”, enfatizou.

Segundo Vilela, cada obra tem uma concepção e por conta de projetos mal elaborados, os orçamentos deixam a desejar. “A Engenharia de Custos tem como papel fundamental garantir o preço socialmente justo para as obras”, destacou.

Durante a palestra, Paulo Vilela apresentou a Engenharia de Custos como uma ciência que deve ser estudada conscientemente. “Um engenheiro não tem condições de afirmar que pode elaborar o orçamento detalhado de uma obra sem antes ter vivenciado uma obra”.

O autor do livro “Novo Conceito de BDI” baseia-se no fato de que até o ano de 1993 as obras públicas licitadas eram marcadas por preços elevados, pois não havia definido um preço de referência da licitação e, em consequência, os lucros dos construtores eram até abusivos. Depois de 1993, a Lei das Licitações exigiu que o edital apresentasse o preço de referência admissível e, hoje, as contratações acontecem dentro dos limites aceitáveis, o que baixou bastante o lucro das construtoras, seguindo uma tendência do mundo globalizado.

“Em uma obra, seja ela a construção de uma barragem, uma estrada ou um estádio de futebol, devem ser calculadas todas as variáveis dos custos que, aplicadas em uma fórmula resultam no BDI (Benefícios de Despesas Indiretas) que, somado aos custos programados, nos fornece um valor muito próximo ao valor real do custo total”, explicou Paulo Vilela.

Segundo o autor, a sua motivação para escrever este livro e ministrar palestras sobre Engenharia de Custos em todo o Brasil é a sua filha que se formou há pouco tempo no curso de engenharia. “Quero que minha filha tenha a oportunidade de ser uma profissional atuando num mercado sério”.

 

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.