Ex-presidente do CREA ES, Valter José Matielo, recebe medalha do mérito

A delegação capixaba que participou da 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), no Serra Park, em Gramado (RS), assistiu no início de setembro, (9/9), durante a cerimônia de abertura do evento, a homenagem feita ao capixaba Eng. Agrônomo Valter José Matielo.
Matielo, que já foi presidente do Crea-ES por duas gestões, recebeu das mãos do atual presidente da instituição, Eng. Agrônomo Helder Carnielli, e diante de um público superior a 3 mil pessoas, a Medalha do Mérito em homenagem aos relevantes serviços prestados à Engenharia e Agronomia do Brasil.
Para Matielo, dentre as homenagens e os reconhecimentos que já lhe foram concedidos durante sua trajetória no Sistema Confea/Crea, esta, que o Conselho Federal lhe proporcionou, por intermédio da Comissão do Mérito, tem uma conotação especial. Para ele, é motivo de orgulho e satisfação ter sido indicado por sua entidade de classe, a Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), e pelo seu conselho profissional, o Crea-ES. O engenheiro agrônomo mostrou-se sensibilizado com a homenagem e agradecido ao ex-presidente da SEEA Eng. Agrônomo José Adilson de Oliveira e ao presidente do Crea-ES Eng. Agrônomo Helder Carnielli, pela aprovação do nome dele para concorrer com outros profissionais a honraria.
“Preciso fazer um registro. Tenho plena consciência de que esta premiação que a mim foi concedida, traz o sentimento de todos aqueles com quem convivi na Sociedade dos Engenheiros Agrônomos e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Ela agrega as experiências das pessoas com quem pude me relacionar, debater e implementar políticas e ações nesses anos dedicados ao exercício profissional. E acredito que é isso que me faz ser reconhecido hoje como porta voz dessas duas entidades. Faço questão de observar que, quando me refiro a SEEA e ao Crea-ES faço alusão ao corpo técnico e operacional, indistintamente. Não consigo vislumbrar sucesso se não for de maneira participativa, cooperativa”, explicou.
Matielo conta que a experiência dele no Sistema Confea/Crea teve inicio quando se tornou conselheiro suplente no Crea capixaba,  na década de 70, e que, na sequência, participou da diretoria da SEEA. Valter Matielo foi o primeiro presidente do Crea-ES eleito por meio do voto direto dos profissionais. Uma eleição disputada de forma acirrada entre três candidatos. Após ter conduzido sua gestão nos caminhos da transparência e da participação coletiva, envolvendo o Plenário, servidores, entidades de classe e instituições de ensino da área tecnológica e poderes públicos constituídos, o processo eletivo para o segundo mandato deu-se de forma tranquila e com candidatura única, recebendo o apoio de todos esses segmentos. Mesmo após ter ocupado o cargo de presidente do Crea-ES por duas vezes, Matielo manteve-se participativo, assumindo funções de conselheiro, coordenador de Câmara e membro de Grupos de Trabalho, colocando-se sempre a serviço do Sistema Confea/Crea, em suas diversas instâncias, e comprometido com a adequação do Conselho para um modelo de desenvolvimento sustentável com inclusão social.
A homenagem recebida pelo Eng. Agrônomo Valter José Matielo é uma honraria criada há 55 anos e entregue aos que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento tecnológico nacional. De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), as honrarias, criadas em 1954, que se traduzem na Medalha, no Certificado e na Placa ao Mérito, já foram entregues a 441 homenageados em vida e a 328 já falecidos, que também tiveram seus nomes inscritos no Livro do Mérito. Para receber as honrarias, os nomes são indicados pelos Creas, entidades ligadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua, ou mesmo vindas de iniciativas pessoais. Todas passam pelo crivo das Comissões do Mérito e plenários dos conselhos regionais e federal de engenharia e agronomia. Este ano a Comissão do Mérito do Confea recebeu 99 indicados para a seleção dos 24 nomes. Os participantes da cerimônia de abertura da Soea conheceram um pouco da vida de cada uma das 13 personalidades homenageadas em vida e de 11 pessoas já falecidas, representadas por amigos e parentes. 

MATIELO E OS DESAFIOS NO ES
Nosso amigo Matielo é um companheiro de lutas a mais de 3 décadas. Além do belíssimo trabalho exercido no comando do CREA ES devemos também ressaltar sua dedicação ao esforço pela QUALIDADE no ES, tanto como presidente do CREA onde colaborou na criação do Programa de Qualidade do Espírito Santo, também como diretor da União Brasileira para a Qualidade ES. Nos vários cargos que Matielo ocupou e também ocupa, sempre dedicou e investiu nas causas da modernidade gerencial introduzindo técnicas consagradas de planejamento, Qualidade Total, Inovação, Gestão Participativa, entre outros.
Hoje, contamos com a presença de Matielo como conselheiro da UBQ-ES e também como colaborador dos grandes projetos que ora empreendemos, entre eles o Congresso Brasileiro de Qualidade, Inovação e Produtividade que irá acontecer em Maio de 2014.

Fonte: Folha Vitória

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.