Calçadas de Porto Alegre terão que atender padrões da ABNT

Prefeitura lançou segunda fase de campanha para melhoria de passeios públicos

A segunda etapa da campanha "Minha Calçada: Eu curto, Eu cuido" foi lançada nesta quarta-feira pelo prefeito de Porto Alegre José Fortunati. A prefeitura apresentou uma cartilha que orienta os moradores a realizar a manutenção e a construção de calçadas públicas, conforme os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo Fortunati, o material traz exemplos de calçadas criativas ou que valorizam o verde, além de orientações sobre acessibilidade. “As calçadas precisam ser um local de acolhimento e que não atrapalhem a circulação das pessoas”, acrescentou.

O material pode ser acessado pelo site da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), no endereço www.portoalegre.rs.gov.br/smov, e também será impresso e distribuído às associações de moradores e comunidades. No documento, a população é orientada a realizar as melhorias em calçadas com defeito no mesmo padrão de material.

Lançado em 2011, o projeto Minha Calçada notificou 14.276 imóveis que apresentavam problemas como falta de rejunte, pedras soltas, desnivelamento entre as calçadas e degraus e lajes quebradas. Em média, cinco fiscais da secretaria vistoriam em média 600 passeios por mês nos bairros da Capital.

O secretário da Smov, Mauro Zacher, disse que responsabilidade pela preservação e manutenção da calçada é do proprietário do imóvel, com exceção para órgãos públicos, onde a prefeitura fica responsável pela manutenção dos passeios.

Nesta segunda fase, a campanha será realizada nos bairros Farroupilha, Mont’Serrat, Rio Branco, Bela Vista, Auxiliadora, Floresta, Petrópolis, Higienópolis e São Geraldo. A cartilha que os moradores terão acesso possui dicas sobre manutenção e construção de passeios públicos.

 

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.