Treinamento em primeiro lugar

A  qualificação da mão de obra bem como a retenção dos profissionais terceirizados para o desenvolvimento de serviços de qualidade é uma preocupação recorrente em todos os setores, dentre eles a construção civil. O déficit de profissionais nas mais variadas funções é uma realidade crescente e as empresas vêm buscando alternativas para reverter essa situação, como treinamentos, programas de capacitação etc.
Um exemplo disso é a Marko Sistemas Metálicos, fabricante de estruturas e coberturas metálicas, que está desenvolvendo em parceria com a TOT – empresa que cria soluções inovadoras em projetos de capacitação e consultoria – um ambiente virtual de treinamentos para seus distribuidores. 
O objetivo dessa iniciativa é oferecer, no primeiro momento, capacitação em relação à melhor forma de montagem do sistema de cobertura metálica Roll-on, fabricado exclusivamente pela empresa e patenteado em 17 países, dentre eles Japão, EUA e Alemanha.
Segundo a Gerente de Comunicação da Marko, Fernanda Borges, como o produto é exclusivo, torna-se necessário que os envolvidos entendam sua importância no processo e tenham acesso ao máximo de informação sobre as características técnicas. Além disso, é essencial o total entendimento sobre a forma de montagem para que possa ser obtido o melhor rendimento do sistema.
“Por meio desse Ambiente Virtual, os nossos distribuidores, os chamados Dealers, poderão ter acesso ao curso, que terá duração de um mês, e também oferecê-lo aos seus funcionários. O intuito é capacitar toda a cadeia produtiva, ou seja, aqueles que estão envolvidos no processo até a montagem efetiva do produto no canteiro de obras”, explica Fernanda.
Para isso, o aluno terá acesso aos materiais teóricos e simulações. “O Ambiente Virtual contará também com um fórum onde os participantes poderão esclarecer dúvidas com especialistas da Marko, além de um jogo virtual onde serão auto avaliados. “No final, todos receberão um certificado de participação”, diz o Sócio-Diretor da TOT, Maurício Barzilai, acrescentando que tanto as apostilas quanto os textos oferecerão a possibilidade de download gratuito.
“Após a conclusão do curso, será possível que o aluno se torne mentor dos seus outros parceiros, ou seja, auxiliará na capacitação de outros profissionais, formando assim uma grande cadeia de ensino e incentivando que ele se torne o “embaixador” da sua própria qualidade profissional”, explica Fernanda.

Site: Obra24horas

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.