Cartilha orienta sobre implantação de segurança no canteiro de obras

Sindicato elabora cartilha para orientar sobre saúde e segurança do trabalho nos canteiros de obra.
O setor de construção civil é o sétimo colocado no ranking de ocorrências de acidentes de trabalho no país. Porém, no Distrito Federal, maior canteiro de obras da América Latina, o setor registrou 1.006 acidentes de trabalho no ano de 2008 e em 2009, a Delegacia Regional do Trabalho do DF registrou, até o mês de novembro, 677 acidentes, dez deles resultaram em óbito. 
Apesar de ocupar o sétimo lugar em ocorrências, a construção civil lidera o ranking nacional de irregularidades. O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, que integra a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, destinou, em 2009, 30% dos autos de infração para o setor, por descumprimento das normas de segurança e saúde no local de trabalho.
Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) disponibiliza aos empresários cartilhas e material para orientação sobre questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho. O material foi elaborado especialmente para servir de apoio na implantação de mecanismos que possam fortalecer a cultura de prevenção de acidentes.
A Cartilha Orientativa para Implantação de Segurança no Canteiro de Obras tem por objetivo ser um instrumento de apoio às empresas sobre noções básicas de implantação de segurança no canteiro de obras. No entanto, não isenta a empresa na consulta e aplicação das Normas Regulamentadoras exigidas por lei. A cartilha conta com 58 páginas e trata dos requisitos mínimos para uma gestão de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Acidente

Entende-se por acidente laboral aquele que acontece em algum momento desde o percurso do empregado ao local de trabalho até o retorno a sua residência. Por isso, o Ministério da Previdência Social divide os acidentes de trabalho em duas categorias: acidentes típicos e de trajeto. No Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2008, publicado pelo Ministério da Previdência Social, o Distrito Federal aparece com 650 acidentes típicos na construção civil, ou seja, dentro dos canteiros de obras.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.