Curso aborda o gerenciamento de resíduos da construção civil

No próximo dia 5 de setembro, a AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista), em parceria com a Master Ambiental, realiza o curso de gerenciamento de resíduos da construção civil. Segundo a presidente da associação Cláudia Sornas, os conhecidos RCC (Resíduos da Construção Civil) representam grave problema ambiental, principalmente pelo volume que é gerado por todo o setor.
“Quando não destinados adequadamente, prejudicam a qualidade de vida urbana e sobrecarregam o sistema de limpeza pública, além de constituir crime ambiental”, destacou.
Por isso, a elaboração do PGRCC (Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil) se destaca como obrigatoriedade e pré-requisito para aprovação de obras junto aos órgãos municipais. Elaborar o PGRCC possibilita a previsão da quantidade de resíduos gerados e definição de medidas de destinação ambientalmente corretas.
A legislação aplicada aos resíduos da construção civil, sua caracterização e classificação, além dos instrumentos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos serão temas abordados durante a palestra. O gerenciamento adequado dos RCC, da separação à destinação, é de responsabilidade do gerador.
O palestrante, engenheiro Fernando de Barros, é especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento. Com experiência de 35 anos na área de construção civil e imobiliária, o engenheiro já construiu mais de 600 mil metros quadrados de obras comerciais, residenciais e industriais. Foi Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina (2006-2011).
O curso é voltado para associados e não associados, estudantes ou profissionais que atuem na área da construção civil e que se interessem pelo assunto. O curso acontece das 8h às 17h, na sede da Associação, na rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, Jardim Maria Izabel em Marília.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato com a secretaria da AEA pessoalmente ou pelo telefone: (14)3433-6024.
 
Fonte: CBIC

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.