Especialista em previdência faz palestra em evento da Mútua

Previdência privada representa hoje 16% do PIB brasileiro, segundo Ricardo Pena Pinheiro

 

O professor doutor Ricardo Pena Pinheiro é auditor fiscal da Receita Federal, presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), ex-secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e ex-presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Ele proferiu palestra, na manhã desta segunda-feira (19), aos diretores executivos e regionais da Mútua, durante o XI Seminário para Diretores Regionais, em Salvador (BA), evento que acontece até quarta-feira (21).

Pena Pinheiro falou sobre a importância e a estrutura da previdência complementar, lembrando que a longevidade da população, com mais qualidade de vida, tem aumentado a adesão aos planos. Além disso, a estabilidade econômica decorrente da baixa inflação, questões sociais com a deficitária previdência do Governo, adesão de empresas com vistas a retenção de talentos, segurança nessas aplicações e outras mudanças culturais, têm provocado avanços nas previdências complementares oferecidas pelo mercado.

Hoje, a previdência complementar representa 16% do PIB brasileiro, com cerca de 2.800 patrocinadores e instituidores (como é o caso da Mútua, que é instituidora do plano TenoPrev). Ao todo, de acordo com o especialista, existem cerca de 1.090 planos de previdência no País.

 

Foto: François Moura

Fonte: Acme/Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.