Embrapa e Unir lançam mestrado em Ciências Ambientais

Uma parceria entre a Embrapa Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) resultou na criação do primeiro e único curso de mestrado em Ciências Ambientais do Estado. O curso tem como foco a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região. 

O coordenador do curso, Emanuel Souza, explica que o programa está estruturado na área de concentração “Biodiversidade amazônica e agricultura sustentável”, pelo entendimento de que o progresso sustentável da Amazônia é dependente de uma visão multidisciplinar das especificidades regionais. 

O curso contemplará duas linhas de pesquisa: “Prospecção de produtos da biodiversidade, utilização racional dos recursos naturais e riscos à sustentabilidade do bioma amazônico” e “Estudos das inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico”. 

Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, a empresa é pioneira em diversas linhas de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico.

O mestrado terá como foco o desenvolvimento sustentável da região por meio da prospecção e utilização racional da biodiversidade existente. “Além disso, o curso visa à construção do conhecimento e de tecnologias agrícolas que contribuam para o avanço da fronteira do conhecimento e a incorporação de tecnologias emergentes e apropriadas para a Amazônia”, destaca. 

A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições. 

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico.

Fonte: Globo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.