Congresso realizado pelo Crea-DF vai debater legislação profissional

Em um momento de grandes mudanças no país, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) realizará, nos dias 16, 17 e 18 de julho, o 8º Congresso Distrital de Profissionais (8º CDP) – uma oportunidade para que profissionais e estudantes das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua possam ser parte dessa transformação nacional.

O congresso, cujo tema é “Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional”, será realizado no Auditório do Crea-DF e tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação do Sistema junto à sociedade e entidades governamentais. Os participantes poderão contribuir com propostas de modificação do marco legal das profissões, com a alteração de projetos de lei em andamento, revisão de leis vigentes e sugestão de novos normativos.

O vice-governador do DF, Tadeu Filipelli, e o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB-DF) participarão da cerimônia solene de abertura no dia 16 de julho, às 19h. As duas autoridades vão ministrar as palestras "A Participação da Engenharia no Desenvolvimento do Distrito Federal: Passado, Presente e Futuro" e "Modernização do Sistema Profissional: Entendendo as Instâncias do Processo Legislativo", respectivamente.

A Lei nº 5.194/1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro e Agrônomo, e a Lei nº 4950-A/1966, que dispõe sobre salário mínimo profissional, serão amplamente discutidas.

A fim de oportunizar maior participação dos profissionais e estudantes do DF na discussão do tema, eventos precursores foram realizados em seis instituições: UnB, Novacap, Facitec, Asbraco, Caesb e Eletronorte. O Congresso Distrital vai escolher as propostas que serão encaminhadas à etapa nacional e eleger os delegados que representarão o Crea-DF no 8º Congresso Nacional de Profissionais (8º CNP), que acontece de 9 a 14 de setembro, em Gramado (RS), na ocasião da 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no hotsite do evento: www.8cdp.org.br, que traz também outras informações, formulário para envio de propostas e a programação completa do congresso. 

 

Fonte: Crea-DF

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.