Investimento nas cidades é o caminho para o crescimento, diz Haddad

Segundo Haddad, as obras realizadas nas cidades geram empregos, movimentam a economia e elevam a qualidade de vida da população

O prefeito Fernando Haddad defendeu ontem que os investimentos na infraestrutura e nos serviços públicos das regiões metropolitanas são o caminho para a retomada do crescimento econômico nacional. O prefeito falou sobre a importância dos investimentos públicos durante a assinatura, na sede da Prefeitura, do acordo de cooperação entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib).

Segundo Haddad, as obras realizadas nas cidades geram empregos, movimentam a economia e elevam a qualidade de vida da população. "O investimento público é o caminho para a gente superar esta situação e retomar o crescimento. É a cidade que tem que estar no centro das atenções porque aqui o investimento é rápido e o impacto na qualidade de vida é imediato. Não é coisa para 5 ou 10 anos. Em um ano a população começa a sentir a melhoria da qualidade de vida", afirmou.

Para auxiliar no planejamento dos investimentos, a FNP e a Abdib iniciaram um trabalho conjunto para produzir análises técnicas sobre a infraestrutura urbana dos municípios brasileiros. O objetivo é realizar um trabalho de consultoria semelhante ao realizado durante a escolha das cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014. "A ideia é desenvolver um processo semelhante àquele que fizemos em relação à radiografia que foi montada sobre a situação da infraestrutura das 18 cidades candidatas", explicou Ralph Lima, vice-presidente da Abdib.

O primeiro projeto da parceria é intitulado de "Perspectivas de desenvolvimento sustentável para os municípios – Brasil 2020-2030". A ação será formulada a partir de três eixos principais: mobilidade urbana e metropolitana, saneamento e resíduos sólidos e áreas como segurança, saúde e educação.

"Este convênio permite que se aprofunde a relação com a Abdib com todos os municípios que compõem a FNP. É um convênio técnico que vai permitir que, ao longo do tempo, a gente possa construir uma relação forte, mostrando dados concretos e apontando para investimentos para melhorar a qualidade de vida do nosso cidadão", disse José Fortunati, prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos.

A Abdib é uma entidade privada sem fins lucrativos, que reúne 140 grupos empresariais das áreas de energia, petróleo, gás e derivados, transporte, construção e engenharia, saneamento ambiental, bancos de investimento entre outros grupos.

Fonte: DCI

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.