CUB da construção em junho é de R$ 992,76

 
Custo Unitário Básico não engloba o valor real do metro quadrado de uma obra

No sexto mês do ano, o Custo Unitário Básico do Distrito Federal (CUB-DF/m²) apresentou variação positiva de 0,48% em relação a maio, quando a variação foi de 2,84%. Com isso, o valor do CUB-DF/m² de junho ficou em R$ 992,76. Vale ressaltar que o CUB-DF/m² não engloba o valor real do metro quadrado de uma obra. O índice foi divulgado nesta segunda-feira, 8 de julho. O CUB/m² é calculado mensalmente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

Segundo o presidente de Economia e Estatística do Sinduscon-DF, Marcus Peçanha, este leve aumento é referente aos aumentos sazonais dos itens e a demanda do mercado. “Os itens que compõem o cálculo variam de acordo com cada mês. Alguns apresentam queda e outros apresentam aumento. Essas alterações refletem na variação do CUB”, ponderou. 

No mês em análise, 13 dos 29 insumos que participam da pesquisa apresentaram aumento em seus preços, nove registraram redução e sete insumos permaneceram estáveis. Entre os itens que apresentaram acréscimo nos valores, destacam-se: bloco cerâmico para alvenaria de vedação (9 cm x 19 cm x 19 cm) e porta interna semi-oca para pintura (0,60 x 2,10 m).

O Índice Geral de Preços (IGP-M) registrou variação de 0,75% em junho, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), 1,96%. Nos últimos 12 meses, o CUB-DF apresentou variação acumulada de 6,51%, enquanto a variação acumulada do IGP-M foi de 6,31% e do INCC foi de 7,88% no mesmo período. 

O levantamento acompanha a evolução dos preços de 25 materiais de construção, salários com encargos sociais de duas categorias de mão de obra (pedreiro e servente), despesas administrativas (engenheiro) e um equipamento (aluguel de betoneira).

Fonte: Sinduscon – DF

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.