Engenharia civil é a quarta profissão melhor remunerada no Brasil, de acordo com pesquisa do Ipea


Já arquitetura e urbanismo apareceu na 15ª colocação do estudo que analisou dados do Caged entre 2009 e 2012

A profissão de engenharia civil é a quarta melhor remunerada, de acordo com mapeamento da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea  divulgado na semana passada. A pesquisa analisou as ocupações de nível técnico e superior que mais geraram empregos e tiveram os maiores ganhos salariais entre os anos de 2009 e 2012 em todo o país.

De acordo com o estudo, os engenheiros civis no Brasil têm salários médios de R$ 5.768,19 mensais e trabalham 42,12 horas semanais. Já a profissão de arquitetura e urbanismo ficou na décima quinta posição do ranking. O profissional recebe, segundo a pesquisa, R$ 4.744,30 e trabalha 40,36 horas semanais.

Segundo o IPEA, no período analisado, foi gerado, no Brasil, um total de 402.490 postos de trabalho para técnicos de nível médio. As oito carreiras que mais geraram vagas foram responsáveis, em conjunto, por três em cada quatro contratações de técnicos, entre 2009 e 2012.

Produzido por Aguinaldo Nogueira Maciente e Paulo A. Meyer M. Nascimento, técnicos de Planejamento e Pesquisa, em parceria com o bolsista Lucas Rocha Soares de Assis, o trabalho utilizou dados mensais fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Fonte: Revista Téchne

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.