Em Alagoas, presidente da Mútua participa de pré-congresso do Crea

Presidente da Mútua, Cláudio Calheiros, participa de pré-congresso regional na cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas

 

O último eixo temático dos cinco que nortearam os pré-congressos regionais foi a debate no dia 07 deste mês na cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas, com a participação do presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros. 

A palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Álvaro Machado, reportou-se ao tema “Inserção Internacional” e abordou várias questões, dentre elas a dos registros concedidos aos profissionais diplomados no exterior e que atuam no Brasil.

O expositor apresentou alguns dados comprovando que nos últimos dois anos mais de 73 mil autorizações de estrangeiros foram liberadas e alegou a falta de incentivo do governo federal que poderia facilitar a volta de profissionais brasileiros que atuam fora do país.  

Outro assunto questionado foi o porquê da necessidade do estabelecimento do visto para quem trabalha em outras regiões e qual o procedimento adotado na análise dos currículos dos diplomados estrangeiros. Ainda provocou uma discussão sobre a fiscalização das profissões, a qualidade das obras públicas e a reformulação prevista para ocorrer na Lei Federal 5.194/66 para que se adapte à nova realidade nacional.

Houve muita discussão sobre o descumprimento do piso salarial das categorias servidores estatais de órgãos da administração direta,  o notório distanciamento que ainda ocorre na relação profissional versus conselhos de fiscalização e a necessidade de haver mudanças que realmente valorizem cada vez mais as profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Na mesa de debates, Calheiros discorreu sobre o papel da Mútua e seus benefícios e, também, concordou que é necessário que haja reformulação na Lei 5.194/66 para que seja adequada a atual conjuntura brasileira.

Participaram das discussões o deputado estadual e engenheiro agrônomo Inácio Loiola, o coordenador do VIII CEP em Maceió, engenheiro agrônomo Álvaro Machado, o engenheiro agrônomo Hibernon Cavalcante Albuquerque, que representou a Secretaria Estadual de Agricultura, o presidente da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas, José Fragozo, o secretário municipal de agricultura da cidade de Delmiro Gouveia, engenheiro agrônomo Antenor José Serpa de Menezes, o engenheiro agrônomo Mário Agra, membro da comissão organizadora dos pré-congressos e o representante do prefeito de Delmiro Gouveia, o secretário de administração Robinson Acioly Júnior.

As propostas levantadas pelos grupos de discussão serão levadas para o 8º Congresso Estadual das categorias vinculadas ao Crea a ser realizado nos dias 04 e 05 de julho no Hotel Ritz, em Maceió.

 

Foto: Eanes Melo

Fonte: Eanes Melo, com alterações.

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.